auditoria contabil

Páginas: 10 (2494 palavras) Publicado: 19 de setembro de 2015
Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas – FACITEC






FRAUDE NA AUDITORIA DO CASO PARMALAT








ANA LUIZA DUARTE, JÉSSICA THAYNÁ ARAÚJO, KÉZIA RUAMA SALGADO, LORRANE FELINA DE SOUZA, LOYSE CASTRO MOREIRA, WILSON RODRIGUES.




Taguatinga, DF
2015







1. INTRODUÇÃO

A Parmalat é uma empresa italiana de produtos alimentícios. Foi fundada por Calisto Tanzi em 1961 na cidadede Collecchio, na província de Parma, expandiu seus negócios através de subsídios da união Européria e instalou-se no Brasil em 1972.
Na década de 90 abriu seu capital e se tornou uma das principais empresas alimentícias do mundo. A marca se transformou no primeiro produtor de leite e começou a desenvolver seu produto usando o método de pasteurização em altas temperaturas.
Foi umagrande empresa europeia de produtos lacticínios antes de a justiça italiana declarar sua falência em dezembro de 2003.
Calisto Tanzi, o ex-presidente do grupo italiano Parmalat, cuja falência em 2003 deixou um buraco de 14 bilhões de euros, foi detido no dia 5 de maio de 2011 em Parma, depois de ter sido condenado de forma definitiva a oito anos e um mês de prisão, anunciou a polícia.
Desde 2011 faz parte da Lactalis(uma multinacional francesa de produtos lácteos).


2. DESENVOLVIMENTO


2.0 COMO OCORREU A FRAUDE

A Parmalat significava o exemplo de um sucesso impulsionado pela dinâmica da globalização liberal. Começando como uma pequena empresa familiar de distribuição de leite pasteurizado localizada nos arredores de Parma, na década de 60, ela se desenvolveu graças à habilidade de seu fundador, CalistoTanzi, e aos generosos subsídios da União Européia. A partir de 1974, a Parmalat internacionalizou-se, instalando-se no Brasil e, depois, na Venezuela e no Equador. Multiplicou suas filiais e criou empresas intermediárias em todos os territórios que oferecessem facilidades fiscais (Ilha de Man, Holanda, Luxemburgo, Áustria e Malta) e, em seguida, nos paraísos fiscais (Ilhas Caiman, Ilhas Virgensbritânicas, Antilhas holandesas).
Em 1990, colocou ações na Bolsa de Valores, afirmando-se como o sétimo grupo privado da Itália e ocupando o primeiro lugar mundial no mercado de leite de longa conservação. Este colosso empregava em torno de 37 mil funcionários em mais de 30 países e seu faturamento chegou, em 2002, a 7,6 bilhões de euros (cerca de 27 bilhões de reais), valor superior ao do ProdutoNacional Bruto (PNB) de países como o Paraguai, a Bolívia, Angola ou o Senegal.
Esse formidável sucesso permitiu que Tanzi, o patrão, fosse considerado uma das personalidades do establishment italiano, membro da Cofindustria (sindicato patronal italiano). Assim como permitiu que as ações da Parmalat significassem investimento seguro na Bolsa de Milão.
Até o dia 11 de novembro de 2003. Nessa data,auditores em contabilidade questionaram um investimento de 500 milhões de euros (1,75 bilhão de reais) no fundo Epicurum, sediado nas Ilhas Caiman. Imediatamente, a agência Standard & Poors baixou o valor da cotação dos títulos Parmalat. As ações caem. Nesse mesmo momento, a Comissão de Operações da Bolsa solicita esclarecimentos quanto à forma pela qual o grupo pretende reembolsar as dívidas comprazo até o final de 2003. A preocupação toma conta de acionistas e detentores de ações. Com o objetivo de tranquilizá-los, a direção da Parmalat anuncia, então, a existência de um fundo de 3,95 bilhões de euros (14 bilhões de reais), depositado numa agência do Bank of América nas Ilhas Caiman. E apresenta um documento, emitido por aquele banco norte-americano, comprovando a autenticidade dostítulos e da liquidez referentes ao valor divulgado. A jogada da direção da empresa é por tudo ou nada. Ou as pessoas se tranquilizam, as ações sobem e os negócios progridem, ou permanece a desconfiança e existe o perigo do colapso.
Foi nesse instante decisivo, quando pensava que daria a volta por cima, que o grupo recebeu a estocada fatal. No dia 19 de dezembro, o Bank of América afirma que o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Auditoria Contábil
  • Auditoria contabil
  • Auditoria Contábil
  • auditoria contabil
  • auditoria contábil
  • AUDITORIA CONTÁBIL
  • Auditoria Contábil
  • Auditoria contabil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!