Energia Solar

Páginas: 7 (1674 palavras) Publicado: 19 de setembro de 2015
Energia Solar
A energia do sol pode ser explorada de diferentes maneiras:
- De forma passiva, em que a arquitetura dos edifícios vai tirar proveito do sol para o aquecimento da casa; O “solar passivo” apresenta-se assim, como uma das alternativas para melhorar a eficiência energética dos edifícios.
Esta eficiência energética pode-se dar, quer através da orientação do imóvel (ganhos diretos): umaboa orientação, disposição interior das frações e de elementos verticais transparentes com devida proteção (janelas, solários, clarabóias), que pode evitar até 20% das necessidades de aquecimento; quer através do isolamento térmico dos edifícios: construções em paredes duplas com isolamento intermédio, janelas com vidro duplo, e outro tipo de isolamentos são soluções que diminuem bastante ascargas térmicas, tanto de aquecimento como de arrefecimento, nos edifícios.
- De forma ativa, em que, pelo uso de painéis solares, se vai aproveitar a energia do sol para aquecimento de águas ou produção de energia elétrica.
Pode-se aproveitar de forma ativa a energia vinda do sol através de duas formas: 
- Sistemas solares térmicos – para aquecimento de águas e climatização, através de “coletoressolares” colocados, por exemplo, nos telhados dos edifícios e que transferem o calor do sol para um fluido que depois aquece a água.
- Sistemas solares fotovoltaicos – para produção de eletricidade, utilizando para isso “painéis fotovoltaicos”. Nos sistemas fotovoltaicos, a radiação solar é convertida em energia elétrica por intermédio dos chamados semicondutores, que estão configurados em célulasfotovoltaicas e que ao receber a radiação solar, produzem uma corrente elétrica. Os semicondutores feitos de silício são os mais usados na construção das células e o seu rendimento possível razoável é, atualmente, de cerca de 25-30%. A única desvantagem deste sistema produtor de eletricidade é o seu custo ainda ser demasiado elevado para uso em grande escala.
Embora no Verão a disponibilidade de solser consideravelmente superior à existente no Inverno, no nosso país existe, de uma forma geral, um grande potencial de aproveitamento deste recurso durante todo o ano. Depois da Grécia e da Espanha, Portugal é o país na União Européia com maior potencial de aproveitamento de energia solar.
Com mais de 2300 horas/ano de insolação na Região Norte, e 3000 horas/ano no Algarves, o nosso país dispõede uma situação privilegiada para o desenvolvimento deste tipo de energia que está ainda muito por explorar. Em Portugal, e de acordo com dados da Federação Européia da Indústria Solar Térmica, existem apenas 390 mil metros quadrados de energia solar térmica (4% do mercado europeu). Em 2010, a produção de eletricidade por via solar térmica é de 32,5 kWh por cada 1000 habitantes, valor que seencontra muito abaixo da média européia.
Já é comum verem-se pequenos painéis fotovoltaicos, por exemplo, em parquímetros e nos telefones SOS das auto-estradas mas a expressão da conversão deste recurso em energia elétrica ainda é muito tênue, quer no nosso país quer a nível mundial.
 
Energia Eólica
Há muito tempo que a energia do vento é aproveitada pelo ser humano. A diferença é que em vez dessaforça ser transformada em trabalho (moinhos de vento), a aposta nos nossos dias vai para a produção de eletricidade. Nos últimos anos, a melhoria tecnológica que se tem verificado e a proliferação dos parques eólicos têm levado mesmo a um crescimento exponencial da produção de eletricidade a partir desta energia ecológica. Este é o tipo de energia renovável com mais crescimento nos últimos anos. Em2009, a capacidade instalada em energia eólica na Europa atingiu os 74.767 GW, crescendo 23% relativamente ao ano anterior.
O aumento tem-se dado, sobretudo na Europa, onde se encontra 74% do total da capacidade dos parques eólicos de todo o mundo. Segundo a Associação Europeia de Energia Eólica, cerca de 2% da eletricidade consumida na Europa provém de parques eólicos. A seguir, encontra-se a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • energia solar
  • Energia Solar
  • Energia Solar
  • ENERGIA SOLAR
  • A energia solar
  • Energia Solar
  • energia solar
  • Energia solar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!