Atual conjuntura economica do BR

Páginas: 7 (1692 palavras) Publicado: 27 de julho de 2015







2015

CONJUNTURA ECONÔMICA BRASILEIRA NA ATUALIDADE













O atual cenário da economia brasileira apresenta um quadro de estagnação. Problemas como inflação, desemprego, mudanças climáticas, déficit das contas publicas e escândalos de empresas como a Petrobras faz com que o ministro da fazenda apresente propostas mudanças em certo ponto drásticas para que a economia se recupere em2016.
O Ministro Joaquim Levy apresentou propostas primeiramente de “ajuste” e posteriormente de “retomada” para o Brasil não entrar definitivamente em crise.
A etapa de ajuste consiste em duas importantes medidas elevação de tributos e o corte definitivo das despesas.
A segunda etapa contará com uma série de micro reformas sendo uma das mais importantes a reestruturação do setor elétrico.
Abaixoestão informações que demonstram a economia na atualidade.
- Indústria
A indústria brasileira enfrenta a pior crise da última década, com os resultados de 2014 se tornou evidente a acentuada queda da produção da indústria, fechou o primeiro trimestre com queda de 5,9%, o pior início de ano desde 2009.
Além da perda de ritmo de produção, a crise na indústria está cada vez mais disseminada. Asquatro categorias econômicas pesquisadas tiveram retração, assim como 14 dos 24 setores.
De fevereiro para março, as perdas de maior peso para a indústria ficaram com veículos automotores (-2,9%), fumo (-3,6%) e equipamentos de informática (-4,1%).
Os ramos são afetados pela redução do consumo e do crédito.
Entre as categorias, a preocupação está no desempenho ruim dos bens de capital, termômetro dosinvestimentos e que inclui itens como veículos para transporte e máquinas.
Para agravar ainda mais a situação a indústria sofre ainda com o risco de racionamento de energia devido a falta de chuva nos últimos meses.
- PIB
No cenário macroeconômico previsão para o PIB no Brasil ,que representa a soma em valores monetários, de todos os bens e serviços finais produzidos, em 2015 é de retração de1,1%, será o pior resultado em 25 anos, ou seja, desde 1990 quando foi registrada uma queda de 4,35%., a estimativa anterior projetava um crescimento de 1% da economia brasileira.

- Inflação
A previsão de inflação para este ano é de 8% que é acima da meta do Banco Central informado em 6,5%. Segundo economistas, a alta do dólar e dos preços administrados (como telefonia, água, energia, combustíveis etarifas de ônibus, entre outros) pressiona os preços em 2015.


- Desemprego
A taxa de desemprego subiu nos três primeiros meses deste ano e chegou a 7,9%, o percentual equivale a 7,934 milhões de pessoas.
Enquanto a região Nordeste teve a maior taxa desocupação do país, 9,6%, a Sul registrou a menor, de 5,1% no período, abaixo da média nacional. Na análise por estados, os dois extremos ficaramcom o Rio Grande do Norte, onde o desemprego atingiu 11,5%, e com Santa Catarina, onde a taxa chegou a 3,9%.


- Taxa de juros
Após o Banco Central ter subido os juros para 13,25% ao ano na semana passada, o maior patamar em seis anos, o mercado passou a prever um aumento maior dos juros em 2015. A expectativa passou a ser de uma taxa de 13,50% ao ano no fim deste ano, o que pressupõe um novoaumento de 0,25 ponto percentual na taxa Selic em 2015. A taxa básica de juros é o principal instrumento do BC para tentar conter pressões inflacionárias. Pelo sistema de metas de inflação brasileiro, o BC tem de calibrar os juros para atingir objetivos pré-determinados. As taxas mais altas tendem a reduzir o consumo e o crédito, o que pode contribuir para o controle dos preços.




* Expectativaspara os próximos meses.
Para os próximos meses a economia está sendo projetada para quadro de estagnação com crescimento lento de desemprego e de inflação, diferente do quadro do primeiro trimestre onde inflação e desemprego aumentavam gradativamente.
As propostas do Ministro Joaquim Levy serão de grande impacto para a economia do Brasil porem necessárias para controle da crise além de transmitir...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • atual conjuntura econômica mundial
  • Conjuntura Economica Atual
  • OS DESAFIOS DA LOGISTICA REVERSA NA ATUAL CONJUNTURA ECONOMICA
  • A Conjuntura Econômica no Contexto Atual
  • Crise econômica mundial de 2009: a conjuntura econômica no contexto atual
  • Conjuntura econômica
  • Conjuntura economica
  • Conjuntura Econômica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!