atps

Páginas: 11 (2542 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA






ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO.




CARLA DE SOUZA MENEZES - RA 1299174569
LILIAN GUERREIRO SPARAPAN TRINDADE - RA 1299182559
MARISA SILVA MENDONÇA – RA 8526957733
SIBÉRIA L. P. DO NASCIMENTO – RA 6948475108.
SIMONE FREITAS – RA 5569153128









TABOÃO DA SERRA – SÃO PAULO
SETEMBRO DE 2014

UNIVERSIDADEANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA




ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO.



CARLA DE SOUZA MENEZES - RA 1299174569
LILIAN GUERREIRO SPARAPAN TRINDADE - RA 1299182559
MARISA SILVA MENDONÇA – RA 8526957733
SIBÉRIA L. P. DO NASCIMENTO – RA 6948475108.
SIMONE FREITAS – RA 5569153128




Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão dadisciplina “Arte, Criatividade e Recreação” sob orientação da professora-tutora presencial Roberta Pereira.



TABOÃO DA SERRA – SÃO PAULO
SETEMBRO DE 2014

Sumário

Introdução 4
Tempos de Educação Artísticas na Escola 5
O Papel da Arte na Educação Contemporânea 7
Plano de Aula 9
A Importância da Apreciação Artística na Infância 12
Considerações Finais 14
Referencias Bibliográfica 15Introdução

O presente trabalho nos faz compreender que ao trabalharmos com a arte na educação infantil, estamos criando um elo entre dois mundos: o lúdico e o real, que se trata aqui de uma aprendizagem significativa por meio deles.
Através de pesquisas relacionamos e refletimos na melhor forma de esclarecimento e mudança em algumas práticas pedagógicas atuais para uma aprendizagemsignificativa, onde o aluno toma para si a vontade e a necessidade de aprender.
Acredita-se que o efeito da compreensão intelectual do fazer artístico na ação integradora do imaginário atinge desde a etapa infantil ate a maior idade.
A arte na educação infantil cresceu em seus aspectos de realização e sem duvida resistindo ao tempo, e chegando até nós quase que de maneira universal.



















Temposde Educação Artística na Escola
Relatos das Experiências

Carla, 41 anos, estudou em escola pública na década de 80, relembra que havia aulas de Educação Artística e o foco eram desenhos e cópias de quadros que as professoras expunham em sala de aula.
Uma das matérias preferidas, pois o foco eram desenhos e criatividade para os alunos. Quando criança aprendeu a representar desenhos que aprofessora já entregava prontos, e as cores eram pré-definidas para não pintar o desenho diferente do esperado pela professora. Em datas comemorativas, como dia das mães, dia dos pais, etc., eram desenvolvidos trabalhos manuais, porém muitas crianças não tinham condições para comprar a lista de materiais solicitados pela professora, assim muitas não podiam desenvolver as atividades propostas.

Marisa,31 anos, estudou na escola Tadakio Sakai, Escola Publica no inicio de 1989, lembra que na matéria de educação artística copiavam desenhos de livros onde tinham que colorir, e coloriam ilustrações de historias infantis, onde se falavam sobre as cores utilizadas.
 Utilizavam materiais reciclados como jornais e revistas, com os quais eram feitos mosaicos. Nas datas comemorativas eram solicitadosmateriais como papeis coloridos para fazerem dobraduras e palitos de sorvete para atividades diferenciadas.

Sibéria Nascimento, 45 anos sempre gostou muito da disciplina de educação artística, lembra-se que aprendeu a trabalhar com perspectiva e adorava aquele desenho que quase ficava em terceira dimensão (visão que ela tinha na época).
Aprendeu também sobre alguns pintores de quadros, mas nenhumchamou muito sua atenção em especial, ampliava desenhos com técnicas facilitadoras, e diminuía também, mas gostava mesmo era de fazer desenhos e pinta-los tentando deixá-los o mais real possível. Tirava sempre boas notas pelo seu capricho e sua participação nas atividades propostas.


Simone Batista de Freitas formada há quatro anos em Artes Visuais, nem sempre se identificou com a matéria de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atps
  • ATPS
  • atps
  • Atps
  • Atps
  • Atps
  • Atps
  • Atps

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!