Atps Paulo parte 1

Páginas: 21 (5226 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2015
Introdução
A justificativa deste trabalho parte da observação de que há uma vasta literatura que visa apenas a apresentar os diagramas da UML (OMG, 2009) de forma sintática, mas poucos livros que ofereçam conteúdo e informação suficiente para viabilizar a aplicação eficaz da orientação a objetos no desenvolvimento de software no mundo real.
A motivação para o uso do método de Larman como basepara este trabalho deve-se ao fato de Larman apresentar uma abordagem concisa e eficiente para análise e projeto de sistemas orientados a objetos. Pode-se ate dizer que o método seria inspirado em Extreme Programing ou XP, no qual em vez de usar uma linguagem de programação, utilizam-se diagramas e outros artefatos. Dentro dessa proposta, diagramas e artefatos só fazem sentido se contribuemdiretamente para a geração automática de código. Não são usados como mera documentação, mas como programação em nível muito alto.
1.1. Desenvolvimento de Sistemas Orientados a Objetos
O problema de fazer os profissionais migrarem de paradigmas mais antigos para a orientação a objetos apresenta situação caricatas. Em determinada ocasião, durante uma palestra, alguém comentou que programava há muitos anosusando a linguagem C e que havia resolvido começar a trabalhar com C++, mas que após alguns meses não notou absolutamente nenhuma vantagem nessa migração. Essa pessoa realmente não viu diferença entre as linguagens porque faltou a ela saber o que havia por trás da nova abordagem, e que a linguagem C++ é mais interessante do que a linguagem C não porque tem mais recursos ou eficiência, mas porquetraz consigo uma maneira muito mais sensata de se pensar e organizar sistemas.
Alguns programadores organizam o sistema adequadamente em classes e pacotes, mas fazem o código dos métodos tão desorganizado como uma macarronada. Outros ainda aplicam técnicas de decomposição top-down que não são apropriadas quando se trata de desenvolvimento orientado a objetos.
1.2. Linguagem de Modelagem Unificada –UML
Algumas pessoas menos informadas acreditam que a UML é uma metodologia, talvez por causa do “M” na sigla. Mas não é. A letra mais importante nessa sigla é o “L”, de linguagem. UML quer dizer unified Modeling Language (Linguagem de Modelagem Unificada) e é uma linguagem que pode ser usada para descrever coisas. A UML foi sendo gradativamente definida a partir de 1994 quando James Rumbaugh eGrady Booch criaram a empresa Rational e unificaram suas já conhecidas linguagens de diagramas.
A UML vem sendo constantemente revisada e, correntemente, tem três famílias de diagramas:
a) Diagrama estruturais, compreendendo os diagramas de pacotes, classes, objetos, estrutura composta, componentes e distribuição.
b) Diagramas comportamentais, compreendendo os diagramas de casos de uso, atividades emáquina de estados.
c) Diagrama de interação, compreendendo os diagramas de comunicação, sequência, tempo e visão geral de integração.
Usam-se apenas aqueles que possam apresentar alguma informação útil para o processo. Em alguns momentos, porém outros diagramas poderão ser necessários, conforme as características do sistema.
1.3. Processo Unificado- UP
A UP também foi proposto pelos três gurusda orientação a objetos: Grady Booch, James Rumbaugh e Ivar Jacobson, sendo o resultado de mais de trinta anos de experiência acumulada. O UP comporta, em suas disciplinas as atividades de estudo de viabilidade, análise de requisitos, análise de domínio, projeto etc. Porém essas atividades aparecem no UP associadas, com maior ou menor ênfase, às quatro grandes fases do UP, que são: elaboração,construção e transição. A fase de elaboração incorpora o detalhamento da análise de requisitos, a modelagem de domínio e o projeto.
A fase de concepção, denominada inception em inglês, é a primeira fase do processo unificado, na qual se procura levantar os principais requisitos e compreender o sistema de forma abrangente. Os resultados dessa fase usualmente são um documento de requisitos e riscos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ATPS Parte 1 2014
  • Atps ergonomia parte 1
  • Atps parte 1 e 2
  • Atps quimica 1 parte
  • ATPS Parte 1
  • atps parte 1 etapa
  • atps de negociação 1 parte
  • atps 1 parte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!