ATPS Libras

Páginas: 15 (3625 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015
CONSIDERAÇÕES PESSOAIS ACERCA DA SURDEZ EM SEUS ASPECTOS MÉDICO, CULTURAL E SOCIAL E A IMPLANTAÇÃO DA LINGUA DE SINAIS (LIBRAS).

A proposta de educação bilíngue sugere-nos, mudanças que se mostram necessárias, sendo a mais importante delas o respeito à língua de sinais como língua natural e de direito do surdo. Outra mudança refere-se à condição bilíngue do surdo, ou seja, ele deverá ter acessoà língua de sinais por meio do contato com a comunidade surda, dado o fato de 95% dos surdos serem filhos de pais ouvintes e adquirirem tardiamente a língua de sinais, possibilitando que a língua majoritária, oral e escrita, seja trabalhada como segunda língua. Portanto, o surdo deverá ser bilíngue. O modelo bilíngue parte do reconhecimento de que os surdos estão em contato com duas línguas e queuma destas línguas é a língua de sinais. Quando o bilinguismo afirma que as línguas de sinais dos surdos são línguas naturais, reivindica para a Língua de Sinais, o mesmo linguístico de todas as línguas naturais.
A língua de sinais está intimamente relacionada à cultura surda. Por sua vez, remete à identidade do sujeito que (con)vive, quase sempre, com as duas comunidades (surda e ouvinte).
Oimportante é analisar o modo que os sujeitos inseridos em escolas bilíngues se narram como sujeitos da comunidade surda. Assim, o papel do professor surdo e da língua de sinais no ambiente escolar é essencial para que haja construção da identidade surda e, consequentemente, para chegarmos a uma educação eficiente.
Os surdos oralizados passam a fazer uma leitura de mundo somente a partir do uso dalíngua de sinais e, antes disso, suas possibilidades de participar ativamente com e na comunidade ouvinte são bastante reduzidas.
Os movimentos sociais alavancados pelos surdos estabeleceram como uma de suas prioridades o reconhecimento da língua de sinais nos últimos 15 anos. Foram várias as estratégias adotadas para tornar pública a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Entre elas, citamos osprojetos de lei encaminhados em diferentes instâncias governamentais e a formação de instrutores de língua de sinais em vários estados brasileiros. Instaurou-se em várias unidades da Federação a discussão sobre a “língua de sinais dos surdos”, determinando o reconhecimento, por meio da legislação, dessa língua como meio de comunicação legítimo dos surdos. Esse movimento foi bastante eficiente, poisgerou uma série de iniciativas para disseminar e transformar em lei a língua de sinais brasileira, que a reconhece no país. O impacto dessa legitimação, a sua repercussão e significado fundam um processo desestabilização na educação em relação aos surdos no Brasil.
O intérprete educacional é aquele que atua como profissional intérprete de língua de sinais na educação. O intérprete especialista paraatuar na área da educação deverá ter um perfil para intermediar as relações entre os professores e os alunos, bem como entre os colegas surdos e os colegas ouvintes.
O fato de utilizar o termo “professor-intérprete” por uma questão organizacional, já que o Estado ainda não contrata intérpretes de língua de sinais para atuarem na escola, torna a função desse profissional bastante complexa, pois,além de ser intérprete, ele é professor. Relatos de profissionais nestas circunstâncias expressam as dificuldades de se ter uma identidade de intérprete, pois são professores que, muitas vezes, não conseguem ser intérpretes. Dessa forma, o que passa a acontecer é uma falsa sala mista, pois na verdade tem-se um segundo professor chamado de professor-intérprete, que dá a sua aula quase que independentedo professor. Com base nas experiências consolidadas anteriormente, no trabalho com a escolarização de crianças surdas, percebe-se que a sala de aula inclusiva apresenta uma curiosa suspeita, a classe passa a ter uma mini-turma de surdos dentro da turma de ouvintes para configurar um pseudoprocesso de inclusão. Nesse aspecto, tem-se presente a necessidade urgente de criação do cargo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • atps de libras
  • ATPS Libras
  • Atps libras
  • Atps libras
  • Atps libras
  • Atps de libras
  • ATPS De Libras
  • ATPS libras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!