ATPS_Educação e Diversidade

4932 palavras 20 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

Etapa 1
Concepção de leitura

De acordo com Adam e Starr (apud COLOMER, 2002, p.29): entende-se por leitura a capacidade de entender um texto escrito.
O significado de um texto não está na soma de significados das palavras que o compõem, nem coincide somente com o que se chama de significado literal do texto. Portanto, durante a leitura de uma mensagem escrita, o leitor deve raciocinar e inferir de forma contínua, captando significados que não aparecem diretamente no texto.
Adam e Starr (apud COLOMER, 2002, p.31) afirmam que o texto proporciona apenas uma das fontes críticas de informação. É preciso que o restante provenha dos conhecimentos prévios do leitor.Assim, ler é mais do que um simples ato de decodificar, é antes de tudo um ato de raciocínio.Ler significa ser questionado pelo mundo e por si mesmo, significa que certas respostas podem ser encontradas na escrita, significa poder ter acesso a essa escrita, significa construir uma resposta que integra parte das novas informações ao que já se é. (FOUCAMBERT, 1994, p. 05)
A leitura é um fator importantíssimo na construção do conhecimento, ela não se configura como um processo passivo. Longe disso, pois exige a descoberta e recriação, pois o leitor além de partilhar e recriar referenciais de mundo, transforma-se num produtor de acontecimentos em função de sua compreensão e consciência crítica. (VALENTINI, 1999, p. 63)
A leitura é um processo de interação entre autor e leitor a inferir dados e situações e a pensar, refletidamente, após o ato de ler.
Sendo a leitura uma ação interlocutiva, é necessário identificar, na sala de aula, a finalidade da leitura. A pergunta básica é: “Para que se lê, o que se lê?
Vai-se ao texto em busca de respostas. É a leitura busca de informações. Deseja-se saber mais,

Relacionados