ATPS ECONOMIA ETAPA 4 e 5

Páginas: 7 (1672 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015
Centro Universitário Anhanguera
de Santo André











Economia
Professor: Rinaldo Comisso.









Comportamento da oferta e da demanda. O balanço patrimonial, a demonstração do resultado do exercício e a demonstração do fluxo de caixa.Santo André 2010
Centro Universitário Anhanguera
de Santo André




Economia
Professor: Rinaldo Comisso.







Comportamento da oferta e da demanda. O balanço patrimonial, a demonstração do resultado do exercício e a demonstração do fluxo de caixa.




NomesRA

Cácio Bataer Júnior 5137270057
Eduardo oliveira da Silva 1001770976
Emerson C. de Sousa 1015817312
Jéssica Aparecida Mancusso 1009768987
Jéssica Thamara Alves 1061112959
Letícia Patez 1030839956
Pámela Carolina Alves1001764884


ÍNDICE




















































Sumario































Etapa 4

Comportamento da oferta e da demanda

Conceito oferta e procura

Oferta e procura descrevem, explicam e prevêem o preço e quantidade de bens vendidos em mercados plenamente competitivos. É um dos modelos econômicos mais fundamentais, usadocomo base para uma serie de modelos econômicos mais detalhados e complexos.
A Procura é a quantidade de um produto que um consumidor ou um comprador estaria disposto a comprar a qualquer preço num determinado período de tempo. A maior parte dos modelos assume que os consumidores fazem escolhas racionais para maximizar a sua utilidade, ou seja, procuram obter a máxima felicidade com o mínimo decustos. A Lei da Oferta declara que em geral, preços e quantidades estão relacionados inversamente. Quanto maior o preço, menor será a quantidade de bens procurada.
A Oferta é a quantidade de bens que um produtor ou fornecedor estão dispostos a colocar no mercado a um dado preço num dado período de tempo. Tal como os consumidores, também os fornecedores são maximiza dores de utilidade, tentandoproduzir a quantidade de bens que lhes proporcionará o maior lucro possível. A Lei da Oferta declara que preços e quantidades são diretamente proporcionais. Noutras palavras, quanto maior os preços de uns produtos mais os produtores irão produzir desse bem.










Exemplo 1:
Supermercados

Em épocas especificas como Páscoa, Natal, os produtos de época tendem a ficarem mais caros, pois a demandapelos mesmos aumenta em uma proporção muito maior que o aumento de sua oferta.


Exemplo 2:
Carne Vermelha


Se a carne bovina estiver com um preço muito auto por quilo, muitos consumidores não poderão consumi-la, e passarão desta forma, a consumir outro tipo de alimento, tais como carne de frango, peixes, ovos, etc., com isso, haverá uma queda na demanda por carne vermelha devido ao preço elevado.Mas, se os preços médios da carne bovina cair para, vários consumidores voltarão a comprar carne vermelha, conseqüentemente haverá um aumento na demanda por carne vermelha.


















Etapa 5

POLITÍCA MONETÁRIA

O que é?
A Política Monetária nada mais é do que a atuação das autoridades monetárias, por meio de instrumentos de efeito direto ou induzido, com o propósito de se controlar aliquidez global do sistema econômico. A política Monetária consiste em:

Política Monetária Expansiva: é formada por medidas que tendem a acelerar a quantidade de moeda e a baratear os empréstimos (baixar as taxas de juros). Incidirá positivamente sobre a demanda agregada.

Ex:: Diminuição do recolhimento compulsório: o Banco Central diminui os valores que toma em custódia dos bancos comerciais,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atps economia etapa 4
  • Etapa 4 ATPS de Economia
  • Atps economia 4 etapa
  • Atps economia – etapas 1, 2, 3, 4 e 5
  • ATPS de economia etapa 3 e 4
  • Atps de Economia etapa 3 e 4
  • Atps economia etapa 3 e 4
  • ATPS Economia etapa 3 e 4

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!