ATPS da Prof Sulanita

835 palavras 4 páginas
INTRODUÇÃO

O presente trabalho pretende discutir as principais particularidades entre Organização e Gestão, enfatizando principalmente na autonomia dos profissionais da educação no espaço escolar. Propõe também explicar que o principal objetivo da organização e da gestão escolar é subsidiar todos os profissionais da equipe, no sentido de ampliar a visão de gestão e do modo de gerir, criar o objetivo de gestão democrática e eficiente com base na autonomia dentro do espaço escolar.

EXERCICIO DA AUTONOMIA PELOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR

A Organização e Gestão da escola pauta-se no assunto da função social da escola e de socialização de saberes, assim como a formação de valores voltados para a cidadania. Sua finalidade é a prática, usando do projeto politico pedagógico como a base da autonomia dos profissionais dentro da escola. Nesse Projeto Politico Pedagógico, os gestores apresentam seus objetivos e metas, fatores imprescindíveis para adequação do “eixo de atuação” profissional, assim como seu caminho metodológico. Para pensar a organização, os gestores destacam que é importante seguir as diretrizes, normas e orientação emanadas da legislação nacional e local, como a organização e uso pedagógico do espaço escolar, e as características de uma gestão democrática. Todas as instituições necessitam de um organograma escolar, é um tipo de gráfico que mostra a inter-relações entre os vários setores e funções de uma organização dentro da escola. Esse organograma influencia o funcionamento escolar como uma concepção de organização e gestão. Abaixo, um organograma básico com todas as unidades e funções típicas de uma escola.

Para a organização desses setores, alguns passos são necessários: O primeiro é votação no inicio do ano letivo, para participação dos docentes, dos especialistas em educação, dos funcionários, dos pais e alunos na escolha de uma pessoa para ser diretora da escola e sua função é democratizar as relações do poder. Para ser

Relacionados