Atomistica

Páginas: 12 (2982 palavras) Publicado: 11 de junho de 2013
I – O Universo


1. Nascimento e Morte das Estrelas: partículas subatômicas, isótopos, fusão nuclear e elementos químicos.



Quando pensamos em meio ambiente, sabemos que estão disponíveis 92 elementos químicos naturais no nosso Planeta, mas sempre nos perguntamos à origem dos mesmos. Para responder essa complexa pergunta tem que recorrer o imprescindível auxílio da Física, quedesde os primórdios tem tentado explicado os fenômenos naturais.

A História da Química (ou alquimia) é muito bonita e empírica, sem maiores preocupações na busca de profundas fundamentações teóricas. O pesquisador inglês William Crookes viabilizou avanços experimentais impressionantes na Teoria Atômica, com a construção de 21 ampolas de Crookes e modificadas, cada uma com uma finalidadediferente, cujas estruturas e avanços foram por ele discutidos numa palestra em 1879 em Sheffield, a qual foi promovida pela Associação Britânica para o Avanço da Ciência.

Outros pesquisadores, a partir de experimentos com diversos tipos de ampolas de Crookes modificadas, puderam descobrir e justificar teoricamente os elétrons, os prótons, os raios-X, os tubos de imagem de TV entresequencialmente, muitas outras pesquisas.

Os raios-X de Roentgen inspiraram franceses Becquerel, Marie e Pierre Curie na busca da radioatividade, abrindo espaços cada vez mais enigmáticos para cientistas Bohr, Rutherford, Schrödinger, Heisemberg, Plank, Einstein, Liza Meitner, Fermi, entre outros, que com seus conceitos viabilizaram a busca incessante de questionamentos que são feitos eacumulados diariamente e, como peças de um enorme quebra-cabeça vão se juntando e surgindo as respostas e as verdades procuradas.

Em 1939, na Alemanha, Hans Bethe foi o primeiro a teorizar sobre a fusão nuclear. Bethe sugeriu que grande parte da produção de energia do Sol e outros resultados estrelas a partir de reações em que quatro núcleos de hidrogênio se unem, formam um núcleo de hélio,enquanto liberando uma grande quantidade de energia.

Atualmente, os astrônomos da NASA (NASA, 2010) com a instrumentação e teoria disponíveis supõem que densas nuvens são submetidas a pressões intensas, originam as protoestrelas. Uma protoestrela é um objeto bem definido, com identidade própria e campo gravitacional destacado do restante da nuvem.

Quando a protoestrela está em fasede formação, o gás flui na direção do seu interior. A contração do gás converte energia cinética em energia interna sob a forma de calor, consequentemente aumentando a pressão e a temperatura da protoestrela. Quando ela atinge alguns milhares de graus de temperatura, torna-se uma fonte de radiação infravermelho. Initially, the gravitational energy of the collapsing star is the source of its energy.Durante o colapso inicial, o fragmento é transparente à radiação e o colapso se dá rapidamente. Inicialmente, a energia gravitacional da estrela em colapso é a fonte de sua energia. Once the star contracts enough that its central core can burn hydrogen to helium, it becomes a "main sequence" star.À medida que o fragmento se torna mais denso, torna-se opaco, sendo capaz de aprisionar a radiaçãoinfravermelha no interior da protoestrela. No seu interior, a temperatura e a pressão começam a aumentar mais rápido. Num dado instante, a pressão é de tal forma grande, que será suficiente para conter o colapso, tornando-se então, uma protoestrela estável.

A matéria vai sendo atraída para o núcleo continuamente num longo processo. Até que reações de fusão nuclear iniciam-se depois dealguns milhões de anos, o suficiente para que seu núcleo central esteja apto para transformar isótopos de hidrogênio em isótopos de hélio por fusão nuclear, acompanhado por um forte vento estelar constituído de radiação e partículas, que ionizam o hidrogênio e eliminam aquecem o gás ao seu redor. A matéria gasosa do interior do núcleo é expelida posteriormente.

A partir desse ponto a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atomistica
  • atomistica
  • Atomistica
  • Atomistica
  • Atomistica
  • ATOMISTICA
  • Atomistica
  • Atomística

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!