Atomistica

Páginas: 8 (1773 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Exercícios- Atomística

1) Quais as idéias dos filósofos gregos a respeito da matéria ? Em que se baseavam essas correntes ?

R. As idéias eram divididas em duas correntes. Uma liderada por Leucipo e Democrito, que defendiam que a matéria não poderia ser dividida infinitamente e que tudo que existia eram partículas indestrutíveis e espaço vazio. Já a corrente liderada por Platão eAristóteles defendia que a partícula poderia ser dividida infinitamente. Ambas as correntes baseavam-se em bases filosóficas e careciam de experimentos que as comprovassem.

2) Em quais leis Dalton se fundamentou na elaboração do seu modelo atômico? Explique essas leis.

R. Dalton se baseou nas Leis Ponderais das reações químicas (Lei da Conservação de Massas) que afirmava que nada se cria, nada sedestrói, tudo se transforma; e na Lei das Proporções Definidas, que afirma que em um composto puro, as proporções dos elementos serão sempre as mesmas.

3) Resuma os postulados de Dalton a respeito do seu modelo atômico.

R. Os Postulados de Dalton eram basicamente seis; o primeiro afirmava que a matéria seria formada por particulas muito pequenas e indivisíveis (os denominados átomos); osegundo postulado dizia que átomos eram maciços e indivisíveis; o terceiro dizia que átomos e elementos iguais apresentam iguais massas e características; o quarto era de que os compostos químicos eram formados por elementos diferentes; o quinto era os compostos eram formados por elementos que se combinam em proporções numéricas inteiras; e por fim o sexto dizia que átomos de diferentes elementospoderiam se combinar em proporções diferentes formando mais de um composto (água e água oxigenada)

4) Explique o modelo atômico proposto por Thonsom.

R. O modelo proposto por Thonsom, também conhecido por modelo do Pudim de Passas, foi baseado por experimentos com descargas elétricas em gases rarefeitos, que fez com que ele descobrisse particulas menores no átomo, aos quais denominou elétrons.Ele afirmava que os elétrons eram particulas negativas que ficavam incrustados no átomo maciço, fluido e positivo; onde o n(º de cargas positivas era sempre igual ao nº de cargas negativas, o que garantia a neutralidade do átomo.

5) Qual a diferença entre a idéia de átomo de Dalton (início do séc. XIX ) e a de Thonsom ( final do séc. XIX ).

R. Para Dalton, o átomo era indivisível e desprovidode cargas. Já para Thonsom o átomo já não era mais indivisível, uma vez que neste existiam particulas menores incrustadas, de carga negativa, num fluido positivo.

6) Como Thonsom explicou a neutralidade do átomo em seu modelo atômico ?

R. Afirmando que o numero de cargas positivas era sempre igual ao de cargas negativas.

7) Explique por que, nos experimentos de Rutherford, algumaspartículas sofriam desvios de trajetórias ao atravessarem a lâmina de ouro?

R. Algumas particulas sofriam desvios por serem particulas α (positivas) passando próximas ao núcleo, também positivo, e o campo magnético fazia com eu ambas se repelissem, sofrendo desvios.
8) Como Rutherford explicou a passagem das partículas alfa através da lâmina de ouro.

R. Rutheford, afim de explicar a passagem dasparticulas pela lamina de Au, concluiu que nos átomos que formam os eolementos, predomina o vazio.

9) Que prova experimental levou Rutherford a concluir que:
a) o núcleo do átomo contém praticamente toda a massa atômica?

R. Rutherford concluiu que o núcleo contem praticamente toda a massa atômica, pois verificou que as particulas α que retornaram chocaram-se contra o núcleo dos átomos, ouseja, os elétrons nada interferiram, portanto eram a parte de massa desprezível do átomo.

b) o núcleo do átomo é praticamente positivo?

R. As particulas α que sofreram desvios eram positivas e sofreram desvios quando passaram próximas ao núcleo, ou seja, este era também a parte positiva do átomo.

c) o átomo consiste praticamente de espaços vazios?

R. A base experimental que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atomistica
  • atomistica
  • Atomistica
  • Atomistica
  • Atomistica
  • ATOMISTICA
  • Atomistica
  • Atomística

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!