Ativismo Judicial.

Páginas: 4 (787 palavras) Publicado: 12 de setembro de 2014
Ativismo judicial
Como ativismo judicial designamos uma postura proativa do Poder Judiciário que interfere de maneira regular e significativa nas opções políticas dos demais poderes. Não existeconsenso entre os estudiosos do Direito quanto a definição do termo “ativismo judicial”. As origens da postura ativista remontam à jurisprudência da Suprema Corte norte-americana que autocriou o controlejudicial da constitucionalidade das leis federais. Até as primeiras décadas do século XX, o ativismo da Suprema Corte foi de natureza conservadora, pois setores reacionários encontraram amparojurídico para a segregação racial e para a imposição de um modelo econômico liberal Sob a presidência de Warren (1953-1969) e durante os primeiros anos da Corte Burger (até 1973) a Instituição produziu umasérie de jurisprudências progressistas no concernente a direitos fundamentais, em especial em questões envolvendo negros.
Hodiernamente é grande a confusão existente entre “ativismo judicial” e ofenômeno de “judicialização da política”. Por mais parecidos que possam ser ao que Tolstói sabiamente denominou de “blue spectacles of convention”, os conceitos divergem substancialmente. A distinção entreos institutos reside na origem da atuação judicial para aquém dos limites da interpretação: enquanto no ativismo o fenômeno deriva da vontade do intérprete proativo, na judicialização ele provém davontade do legislador constituinte tal qual exercida em macrocondições jurídicas.
No Brasil, a “judicialização da política” - caracterizada pelo exercício por parte do Judiciário das funções típicasdos outros Poderes Estatais - tem suas raízes na própria Constituição Federal de 1988. Ademais, nosso Judiciário se vê na obrigação de interpretar o ordenamento jurídico infra-constitucional emconformidade com a Constituição. Tal atitude faz com que se encontre constantemente na iminência de judiciar por intermédio de princípios; o que termina por lhe imprimir postura ativa e deveras criadora....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ativismo judicial
  • ativismo judicial
  • Ativismo judicial
  • Ativismo judicial
  • Ativismo judicial
  • Ativismo judicial
  • Ativismo judicial
  • ATIVISMO JUDICIAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!