Atividades Psicomotricidade

Páginas: 6 (1415 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
PSICOMOTRICIDADE

É a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. É sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto.
De acordo a Sociedade Brasileira dePsicomotricidade, o nome se refere à um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização.
“A Psicomotricidade baseia-se em uma concepção unificada da pessoa, que inclui as interações cognitivas, sensoriomotoras e psíquicas na compreensão dascapacidades de ser e de expressar-se, a partir do movimento, em um contexto psicossocial. Ela se constitui por um conjunto de conhecimentos psicológicos, fisiológicos, antropológicos e relacionais que permitem, utilizando o corpo como mediador, abordar o ato motor humano com o intento de favorecer a integração deste sujeito consigo e com o mundo dos objetos e outros sujeitos.”(Costa,2002)
“Em razão de seu próprio objeto de estudo, isto é, o indivíduo humano e suas relações com o corpo, a Psicomotricidade é uma ciência encruzilhada... que utiliza as aquisições de numerosas ciências constituídas (biologia, psicologia, psicanálise, sociologia, lingüística...). Em sua prática empenha-se em deslocar a problemática cartesiana e reformular as relações entre alma e corpo: Ohomem é seu corpo e não- O homem e seu corpo”. (Jean-Claude Coste, 1981)
Logo, ela pode também ser definida como o campo transdisciplinar que estuda e investiga as relações e as influências recíprocas e sistêmicas entre o psiquismo e a motricidade.Baseada numa visão holística do ser humano, a psicomotricidade encara de forma integrada as funções cognitivas, sócio-emocionais,simbólicas, psicolingüísticas e motoras, promovendo a capacidade de ser e agir num contexto psicossocial.





COORDENAÇÃO MOTORA FINA - COORDENAÇÃO OCULO-MANUAL

Refere-se o uso de músculos pequenos, como das mãos e dos pés. Ao desenhar, pintar, manusear pequenos objetos, a criança realiza movimentos mais precisos, delicados, e desenvolve habilidades que a acompanharão por toda avida.............................................................................................................
É possível observar a coordenação motora de um indivíduo desde pequeno. A criança responde aos estímulos de várias formas e cabe ao professor, nas primeiras séries, trabalhar a motricidade da criança. Ao aprender a pintar dentro de espaços delimitados a criança já começa adesenvolver sua coordenação, à medida que ela for sendo alfabetizada, aumentará a sua capacidade motora................................................................................................
Mas não é somente em crianças que se desenvolve a motricidade. Em pessoas idosas ou pessoas que tenham certas limitações físicas, também é preciso trabalhar a coordenação motora. Com o auxílio doprofissional a pessoa desenvolve os grupos musculares e exercita o cérebro, para conseguir manter o equilíbrio e realizar atividades que requerem movimentos precisos, fortes e rápidos.
















Atividade nº1

Objetivo: Desenvolver ou estimular a coordenação motora fina na criança.
Idade: ????
Consigna: Complete os pontinhos e depois preencha toda a folha.Atividade nº 2

Objetivo: Estimular na criança a coordenação motora fina da criança com matérias diferentes.
Idade: ???
Consigna: Com o auxilia de um lápis ou caneta, contornar os pontinhos e em seguida, fazer as nuvens com algodão....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atividades Psicomotricidade
  • Atividades Psicomotricidade
  • Psicomotricidade atividades para uma aula de educação física
  • Atividades físicas e de psicomotricidade aumentam a qualidade de vida.
  • psicomotricidade
  • Psicomotricidade
  • Psicomotricidade
  • Psicomotricidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!