atividade 1

Páginas: 6 (1263 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2013
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
Câmpus EaD
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA NUMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR - MODALIDADE A DISTÂNCIA

Disciplina: Concepções do Ensino de Língua Portuguesa


TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DAS ATIVIDADES


O texto a seguir e as orientações para trabalho em classe foram retirados do sitehttp://www.futuroeducacao.org.br/biblio/educacao_de_jovens.pdfAnexo2, da biblioteca on line do Instituto Futuro Educação. Após a leitura do texto e das sugestões de atividades apresentada no site, responda ao que se pede.

PISCINA
Fernando Sabino

Era uma esplêndida residência na lagoa Rodrigo de Freitas, cercada de jardins e tendo ao lado uma bela piscina. Pena que a favela, com seus barracosalastrando-se pela encosta do morro, comprometesse tanto a paisagem. Diariamente desfilavam diante do portão aquelas mulheres silenciosas e magras, lata d'água na cabeça. De vez em quando surgia sobre a grade a carinha de uma criança, olhos grandes e atentos, espiando o jardim. Outras vezes eram as próprias mulheres que se detinham e ficavam olhando. Naquela manhã de sábado ele tomava seu gimtônica no terraço, e a mulher, um banho de sol, estirada de maiô à beira da piscina, quando perceberam que alguém os observava pelo portão entreaberto. Era um ser encardido, cujos molambos em forma de saia não bastavam para defini-la como mulher. Segurava uma lata na mão, e estava parada, à espreita, silenciosa como um bicho. Por um instante as duas mulheres se olharam, separadas pela piscina. De súbitopareceu à dona da casa que a estranha criatura se esgueirava, portão adentro, sem tirar dela os olhos. Ergueu-se um pouco, apoiando-se no cotovelo, e viu com terror que ela se aproximava lentamente: já transpusera o gramado, atingiu a piscina, agachava-se junto à borda de azulejos, sempre a olhá-la, em desafio, e agora colhia água com a lata. Depois, sem uma palavra, iniciou uma cautelosaretirada, meio de lado, equilibrando a lata na cabeça - e em pouco tempo sumia-se pelo portão. Lá no terraço, o marido fascinado assistiu a toda a cena. Não durou mais que um ou dois minutos, mas lhe pareceu sinistra como os instantes tensos de silêncio e de paz que antecedem um combate. Não teve dúvida: na semana seguinte vendeu a casa.

Sugestões aos professores para análise do texto

É provávelque quando você solicitar aos educadores que levantem hipóteses a partir do título, as respostas concentrem-se em aspectos relacionados ao prazer, à diversão, ao lazer. Raramente as pessoas imaginam que um texto com o título Piscina possa abordar uma questão tão séria e crítica como a desigualdade social. Aproveite esse elemento para conversar com o grupo sobre os preconceitos que temos a respeitodas informações, a influência de nosso conhecimento prévio sobre nosso processo de construção de sentidos etc.

Ao analisar o texto, chame a atenção do grupo para alguns aspectos, tais como:

1. O autor inicia o texto descrevendo o cenário no qual se passa a ação narrada (estrutura). Ao fazê-lo, Fernando Sabino recorre a alguns recursos de linguagem para que o leitor construa imagens docenário: a residência é esplêndida, cercada de jardins e tem uma bela piscina. Em contraposição, a favela ao lado se alastra (como uma epidemia ou erva daninha?) comprometendo a paisagem. Ressalte esse jogo realizado pelo autor para, desde o início, explicitar que se trata de um conflito, de um confronto.

2. No parágrafo seguinte, o autor evidencia o movimento que marca o cotidiano das personagens,acentuando que em torno da bela residência circulam os moradores da favela.

3. No terceiro parágrafo há a introdução do conflito que ocorre "Naquela manhã". Nesse mesmo parágrafo vale observar a oposição entre o cotidiano dos moradores da favela e o dos moradores da esplêndida residência. Além disso, do terceiro ao quinto parágrafo o conflito desenvolve-se. Sendo que no quinto se concentra...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ATIVIDADE 1
  • Atividade 1
  • Atividade 1
  • Atividade 1
  • Atividade 1
  • atividade 1
  • Atividade 1
  • ATIVIDADE 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!