Futurismo

Páginas: 2 (343 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2013

Introdução
O futurismo foi um movimento literário e artístico iniciado em 1909. Foi Felippo Marinetti, poeta italiano, quem começou este movimento com a publicação do Manifesto Futurista.Ele fez parte da primeira vanguarda futurista.
Características do Futurismo:

- Desvalorização da tradição e do moralismo;
- Valorização do desenvolvimento industrial e tecnológico;
-Propaganda como principal forma de comunicação;
- Uso de onomatopéias (palavras com sonoridade que imitam ruídos, vozes, sons de objetos) nas poesias;
- Poesias com uso de frases fragmentadaspara passar a ideia de velocidade;
- Pinturas com uso de cores vivas e contrastes. Sobreposição de imagens, traços e pequenas deformações para passar a ideia de movimento e dinamismo;Futurismo no Brasil

No Brasil, o futurismo teve grande influência na produção artística de artistas ligados ao movimento modernista. Anita Malfatti e Oswald de Andrade entraram em contato comMarinetti e seu Manifesto Futurista. Muitas ideias e conceitos futuristas foram incorporados às obras destes modernistas brasileiros. Pode-se observar estas influências na Semana de Arte Modernade 1922.
Filippo Tommaso MarinettiPoeta, romancista e dramaturgo italiano, nascido em 1876 e falecido em 1944, que foi o fundador e principal teórico do Futurismo. Viveu em França durantegrande parte da sua vida, viajando frequentemente até Itália e escrevendo nas duas línguas. Em 1909 publicou o Manifesto do Futurismo no jornal LeFigaro. As suas ideias foram rapidamente adotadas por um grupo significativo de jovens escritores e artistas plásticos. Após a Primeira Guerra Mundial, Marinetti aderiu entusiasticamente ao Fascismo, argumentando que este era uma extensão natural do Futurismo.
Giacomo BallaArtista italiano multifacetado, nascido em 1871 e falecido em 1958, que foi um dos membros fundadores do Futurismo na pintura. Dedicou-se também ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O futurismo
  • Futurismo
  • Futurismo
  • Futurismo
  • Futurismo
  • O futurismo
  • Futurismo
  • Futurismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!