Aterro Sanitario

Páginas: 2 (341 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Aterro sanitário é uma espécie de depósito onde são descartados resíduos sólidos (lixo) provenientes de residências, indústrias, hospitais e construções. Grande parte deste lixo é formada por nãorecicláveis. Porém, com a coleta seletiva ainda não ocorre plenamente, é comum encontrarmos nos aterros sanitários plásticos, vidros, metais e papéis. Os aterros sanitários são importantes, poissolucionam parte dos problemas causados pelo excesso de lixo gerado.
O secretário José Reinan nos acompanhou ao local do aterro sanitário de Itapetinga. Esse aterro foi criado desde 2001, é localizado nazona rural do município. Itapetinga produz cerca de 45 a 50 toneladas de lixo por dia, a pesagem é feito na balança que fica na entrada do aterro,segundo dados do administrador do Aterro Sanitário, Sr.Hélio Passos que monitora toda a área do aterro e coordena o trabalho de manutenção.“O nosso aterro sanitário está funcionando a todo vapor, estamos cobrindo lixo de maneira adequada, já canalizamosa tubulação do chorume para eliminação do gás metano, o lixo está sendo tratado como deve ser, e para tanto, o aspecto é o melhor possível. Já não temos mais aquele mau cheiro oriundo do lixo a céuaberto, a paisagem melhorou consideravelmente" disse Hélio Passos.
José Reinan conseguiu firmar parceria com algumas empresas e várias caçambas, onde estão trabalhando no aterramento do lixo,obedecendo às normas da FUNASA. É importante ressaltar que o aterro de Itapetinga ainda está executando mudanças necessárias para o bom funcionamento.
Procedimento desse aterro: 15m a 20m de lixo é compactado(cada camada), existem tubos para saída dos gases (metano), tem duas lagoas uma anaeróbica e a outra facultativa, estrutura são feitas com britas, pois ajuda a passagem do chorume ao sair no solo semcontaminar. Referente ao lixo hospitalar, no aterro tem uma vala separada onde são depositados.
Em 2010, foi criada a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Com ela, foram determinados critérios...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aterro sanitário
  • Aterro Sanitário
  • Aterro sanitario
  • aterro sanitario
  • ATERRO SANITARIO
  • Aterro sanitário
  • aterro sanitario
  • Aterros Sanitarios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!