declinio de feudalismo

Páginas: 4 (916 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Universidade Federal do Tocantins

Resenha

Dobb, Maurice Herbert. O Declínio do Feudalismo e o Crescimento das Cidades. In: A Evolução do Capitalismo. São Paulo: Abril Cultura, 1983. 25-59.Maurice Herbert Dobb é um economista marxista britânico foi um dos primeiros economistas a reconhecerem e teorizarem sobre a relevância dos efeitos externos no Mercado nasceu em Londres, para omesmo o desafio central da Economia para os socialistas era explicar as relações de produção e investimento em seus aspectos dinâmicos. Ele classificou três grandes vantagens da economia planificada:prévia coordenação, efeitos externos e variáveis do planejamento.
O autor Dobb tratar neste capitulo sobre como se deu o declínio do feudalismo que para o mesmo foi por motivos endógenos, e apresentapossíveis motivos para explicar o crescimento das cidades, no inicio do capitulo o autor afirma que a definição do termo feudalismo esta baseado na relação entre o produto direto e o seu senhor e narelação socioeconômico que faz a ligação entre os dois, ou seja, o feudalismo é caracterizado como um “modo de produção”.
Dobb mostro em que ponto o capitalismo é oposto à servidão, no capitalismo a relaçãoentre o dono dos meios de produção e feita pela forma de pagamento de salario e esses empregados podem ser dispensado em curto prazo, o contratador esta ligado ao empregador por meio de um contrato deserviço, isso possibilita a essas possam troca de patrão quando conveniente, ao contrario da servidão, pois o servo é um produto associado aos meios de produção como se fosse uma coisa só. Naprodução do sistema feudal tudo que era produzindo seria para supri a necessidade domiciliar ou da aldeia em conjunto.
No que se referir ao crescimento das sociedades comerciais o autor fala que esse fatorfoi de muita importância para a queda do feudalismo, esse seria um fator externo, no entanto a autor discorda que o crescimento do comercio foi a principal causa da queda do feudalismo, o mesmo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Declinio do feudalismo
  • Declinio do feudalismo e surgimento do renascimento
  • o declinio do feudalismo maurice dobb
  • Fichamento do livro O Declinio do feudalismo
  • Feudalismo
  • Feudalismo
  • O feudalismo
  • Feudalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!