Fichamento do livro O Declinio do feudalismo

Páginas: 8 (1763 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014

FICHAMENTO DE TEXTOS E ARTIGOS
Curso de Serviço Social




FICHAMENTO DE TEXTOS E ARTIGOS
Curso de Serviço Social

Bibliografia: DOBB, Maurice O Declínio do Feudalismo e o Crescimento das Cidades
Pg,49 - 108

O autor fala sobre o Feudalismo, Capitalismo, crescimento econômico nas cidades, como ocorreu o declínio do capitalismo, e o renascimento do comercio na EuropaOcidental.
Surgimento da servidão dos camponeses, despovoamento dos campos de trabalho, fim da era feudal e começo da era capitalista, nascimento das cidades.


Feudalismo: O significado do Feudalismo, do variado e contraditório em diversas partes do mundo. A definição não se prendeu a as filosofias sociais, como se sucedeu nas demais partes do mundo e mais notadamente na Rússia no século XIX.
OFeudalismo foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais que estabelecia a relação entre vassalo e suserano na sociedade feudal da Idade Média;
Sistema econômico, político e social que se fundamenta basicamente sobre a propriedade da terra, cedida pelo senhor feudal ao vassalo em troca.
Cidades: Áreas urbanizadas, que se diferenciam de vilas e outras entidadesurbanas através de vários critérios, os quais incluem população, densidade populacional ou estatuto legal, embora sua clara definição não seja precisa, sendo alvo de discussões diversas
Ideia central
Com o declínio do feudalismo as cidades começam a reaparecer, a super exploração da força de trabalho, fez com que houvesse um colapso no feudalismo, segundo a teoria de Dobb, “os servos desertaramdas propriedades senhorias em massa, e os que permaneceram eram muitos poucos e demasiadamente sobrecarregados para permitir que o sistema se mantivesse na sua antiga base.” . Essa fuga de servos para as cidades que segundo a Teoria de Dobb, ocorreu e que caracterizou-se como uma causa importante na declínio das relações feudais, assim esta pode ser explicada como se este processo fosse internoao sistema feudal.
Idéia Secundaria • Um fato impressionante do século que ouve a Emancipação, foi o crescimento em importância das prestações de serviço com relação às demais taxas, sendo claramente simulado pela expansão do mercado de cereias e sua exportação. No entanto, é curioso que não fossem esses donos de terras meridionais os que mais se opuseram ao plano de Emancipação no Imperador, massucedesse o oposto.
As propriedades dos camponeses nessa parte do pais em geral eram bem pequenas, pequenas demais na maioria dos casos par render o sustento bastante para uma família. Por esse motivo existiam todas as condições de uma mão- de- obra farta e barata para cultivar as propriedades maiores, se as obrigações tradicionais de prestação de serviço fossem retiradas.

• A diferença entreservidão, servidão feudal e escravos são:
Servidão: é uma obrigação imposta ao produtor pela força independente de sua vontade.
Servidão feudal: Existe por um baixo nível de técnica no qual os instrumentos de produção são simples e o auto de produção em grande parte é individual.
Escravo: Trabalha com condições de trabalho pertencentes ao outrem.
Localização Geografica Russia, Inglaterra,Norte, Sul e Sudeste da Europa
Epoca Estudada XI à XIV
Conclusão O texto fala sobre o feudalismo e o crescimento econômico nas cidades, onde o feudalismo se sucedeu na Rússia e teve seu inicio datado em 1350 e com termino na posse Alodial, e o surgimento da ocupação da terra, presumivelmente com termino no século XVIII.
E teve influencia no crescimento do machismo. É importante destacar asreeleições econômicas.
Feudalismo é um sistema de economia natural “auto suficiente, em contraste com uma economia de trocas” monetária. O feudalismo se apoiava na economia natural como base econômica. Onde acontece o surgimento de mercados e moedas na Idade Media, século XVI na Rússia foi o período do declínio do feudalismo, o aumento do comercio nesta época e da produção para o comercio através...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento do livro
  • Fichamento do livro o Feudalismo
  • Fichamento Livro Passagens da Antiguidade ao Feudalismo
  • o declínio do feudalismo
  • declinio de feudalismo
  • Declinio do feudalismo
  • Declinio do feudalismo e surgimento do renascimento
  • o declinio do feudalismo maurice dobb

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!