ATD1 ZEZE

508 palavras 3 páginas
Este diálogo marêutico nos fez refletir a questão da tirania. Assim vemos que cada um de nós possui desejos terríveis , selvagem , sem leis , mas que tenta uma vida digna e regrada.
Essas duas formas de viver não são escondidas aos filhos que acabam sendo inundados por prazeres e poder na alma e isto leva a pequenas manifeitorias tais como , roubar , assaltar , saquear , vender , delatar , serem falcas e aceitar subornos. Antes de chegarem ao poder estão pessoas são lisonjeadora , servis e desempenham todos os papéis para consequirem o que querem , para atingirem o prazer que pode ser de três espécies:
Parte que o homem aprende , parte que o homem se irrita e parte que o homem ostenta , esta chamada de consuspiscência. Assim forma – se três espécies de homem:o filósofo , o ambicioso e o interesseiro.
Finalmente , vemos que não tem experiência da sabedoria e da virtude vivem sem sentido sofrem não sabendo lidar com o sofrimento visto eu dose dupla. Já quem obedece a parte filosófica não se revolta , só colhe o que é verdadeiro Ed e melhor qualidade, proclamando que alma está acima do corpo.

Apreciação e considerações finais
A leitura da República é elemento indispensável para quem deseja introduzir-se na filosofia de Platão. Nesta obra está exposta sua concepção filosófica sobre cosmos, sobre o homem, o Estado, a física, a metafísica, isto é, configura-se como uma espécie de síntese de sua produção filosófica.
Excelentes lições sobre os princípios que devem reger a vida, em especial em sua dimensão pública e política, onde o ideal de Estado corresponde ao ideal de homem. Tem-se mesmo a impressão de que Platão quer purificar o homem de sua época, e de todas as épocas, das influências baseadas em uma concepção mítica ou então utilitarista da realidade.
A a educação de verdadeiros cidadãos, exige métodos condizentes com sua natureza, cujo escopo é a excelência, a perfeição. Em seu Estado, pressupõe a divisão de classes e postula, assim,

Relacionados