ATD1 de Hist ria das id ias sociais e pol ticas

517 palavras 3 páginas
ATD1 - Discutindo o nascimento da Sociologia como ciência
Car@ alun@,
Esta é a fase final da ATD1, cujo valor é 1,0 (um ponto), e período de realização de 08 a 21 de setembro.
Conforme está registrado no arquivo intitulado Orientações, objetivos e critérios de avaliação da ATD1, você deverá responder duas questões que correspondem a uma síntese das leituras indicadas e do que foi discutido no Fórum. Ressaltamos que o estudo das aulas-texto do período da ATD1 também deve ser realizado como subsídio à atividade.
Seguem abaixo as questões, recomendamos que você verifique o que foi indicado quanto à avaliação; ressaltamos que as respostas deverão ser de elaboração pessoal e, caso sejam reproduzidos textos de outros autores, não será atribuída nota para a atividade. Redija a sua resposta com cuidado e observando coerência com o que foi solicitado na questão, clareza e correção da escrita.
Questões:
1. Aponte e explique as principais ideias políticas de Montesquieu sobre a democracia e a separação dos poderes. (valor 0,5 ponto - aproximadamente de 06 a 08 linhas)
2. Comente a afirmação: "No século XVIII as ideias sociais e políticas estavam dispersas por diversos tipos de escritos: cartas, discursos, obras literárias etc...; podemos dizer que existia um pensamento social, mas a sociologia só iria se estruturar no século seguinte. (valor 0,5 ponto - aproximadamente 07 linhas)
Bons estudos e trabalho na ATD1.
Saudações,

1. Questões: Aponte e explique as principais ideias políticas de Montesquieu sobre a democracia e a separação dos poderes.
Ele investiga a organização política,que segundo ele uma sociedade não sobrevive sem governo,faz um estudo das formas de Governo dividindo em três formas princi-pais:a República,a Monarquia e o Dispotismo sendo que para ele a melhor forma é a República,mesmo não colocando uma República não democrática porque sua concep-ção é que o povo de uma forma geral não saberia administrar coisa pública,então ele coloca uma república aristocrata

Relacionados