Astronomia na Mesopot mia

883 palavras 4 páginas
Astronomia na Mesopotâmia

Fundamentos de Astronomia
Os mesopotâmios foram, das civilizações da Antiguidade Oriental, provavelmente os mais importantes no campo da Astronomia, pela quantidade e qualidade de suas observações e trabalhos em tal área. Na Mesopotâmia, surgiram e se desenvolveram vários povos a partir de 3500 a.C. (aproximadamente). Os sumérios foram os primeiros e fundaram importantes cidades (como Ur, Nippur e Babilônia). Depois se desenvolveram, mais ao norte, os acádios e assírios (de origem semita), que também criaram cidades importantes, (como Agadé, Assur e Nínive). Disputas, entre diferentes povos, pela conquista da região ocorreram até o início da Era Cristã.

A invenção da escrita, pelos mesopotâmios, é de importância sem igual para o conhecimento que temos sobre suas atividades na área astronômica. No templo de Nippur foram encontradas cerca de 50.000 “tabuinhas” de argila abrangendo um período entre 2000 e 450 a.C., que mostram que a Astronomia na Mesopotâmia foi não só observacional, mas também teórica, onde a matemática teve um importante papel. Desenvolveram um sistema de numeração baseado no número 60. Assim, dividiram o circulo em 360°, cada grau em 60 minutos (’), e cada minuto em 60segundos (”) de grau. Determinaram a duração do dia com precisão, com base no movimento do Sol e das estrelas, e dividiram-na em 12 partes iguais (nasciam as horas). Para as noites, foi feito o mesmo procedimento. Cada hora foi dividida em 60 minutos de tempo, estes últimos também foram divididos em 60 partes iguais, segundos de tempo.

Realizaram observações sistemáticas do movimento do Sol, da Lua e dos planetas. Determinaram o período da lunação (mês das fases, ou mês sinódico), o período do movimento anual do Sol (ano trópico ou das estações), a inclinação (obliquidade) da trajetória anual do Sol por entre as estrelas (Eclíptica) em relação à sua trajetória diurna, e sabiam que a velocidade com que a Lua órbita a Terra muda. Os babilônios podiam

Relacionados