Aspectos culturais africanos

Páginas: 11 (2732 palavras) Publicado: 31 de maio de 2014
ASPECTOS CULTURAIS AFRICANOS

Introdução
Ao tratarmos dos aspectos culturais africanos, nos deparamos com algumas condições para isso. Verifica-se nesse contexto a visão de uma África tradicional, se pode englobar também o tráfico negreiro, e os valores culturais africanos. Nesse sentido é sempre bom trazer uma abordagem nova da África, além daquelas teorias universais e didáticas que amaioria das pessoas possuem. É benevolente trazer a tona que o continente africano é muito mais do que se diz em relação a postura européia. A África é rica. Com uma diversidade inigualável no que diz respeito a cultura, as etnias, aos grupos em si, o continente em questão tem muito a nos ensinar. Nesse âmbito nem precisamos citar sua importância por se tratar do “berço do mundo. Ao lidarmos com aconcepção de África tradicional discorre a primeira vista o conceito de tradição. Mas o que seria tradição para os africanos ? Bom, tradição, nesse sentido diz respeito natureza africana de manter viva a sua cultura mesmo com o passar dos tempos. Por exemplo, o conceito que a maioria dos indivíduos possuem é o da projeção do futuro. Esse de pensar sempre no que vai acontecer e como vai acontecer,se preparar para o que vem adiante, isso nada mais é do que uma herança européia. Mas para os povos africanos é diferente. Não se tem esse arremesso para o futuro, pelo contrário, cultiva-se o passado, os antepassados são importantes. Numa família o a principal membro seria a pessoa mais velha, existe reverência aos mais longevos, também devido a experiência que trazem consigo.
Ainda dentro docontexto África, é plausível verificar o tráfico negreiro. Pode-se colocar uma certa miscigenação em simetria a isso. Ou seja, existiam aqueles negros que eram capturados pelos europeus e tragos para a América e os que eram negociados com líderes da própria África. Os conseguiam resistir as péssimas condições dos navios negreiros eram comercializados pelo dobro do valor em comparação aos velhos efracos. Como falada a travessia do continente africano para o Brasil era feita nos porões dos navios negreiros. Os negros eram empilhados da maneira mais insalubre e desumana possível, sendo que muitos deles sequer chegavam vivos, tendo seus corpos atirados ao mar. Os que padeciam da viagem, eram submetidos as fazendas açucareiras onde trabalhavam de sol a sol. A indumentária era composta por umpedaço de pano qualquer ( peça de um vestuário ) dormiam nas senzalas- Uma espécie de barracão escuro, úmido e com pouca a improvável higiene – acorrentados para não fugirem. Mas o tráfico de escravos passou a ser de certa forma, uma atividade econômica para a África, principalmente em reinos onde a economia era baixa ou havia “quebrado”.
01
Posterior ao comercio de escravos, é admissível tratardentro do contexto África, os valores culturais africanos. Verificar como essa cultura tão benevolente se mantém. Entrando mais nesse assunto nota-se que para o africano “o visível constitui a manifestação do invisível”, ( o culto aos antepassados, como já abordado) “o ser que por meio das aparências se manifesta”, “o universo é composto por tudo que se manifesta ou se oculta”, nesse caso os africanosconcebem o universo por um mar de correspondências, analogias e interações como o Homem e com todos os seres que compõe essa massa. O texto a seguir irá abordar aspectos maiores com relação a África, no que diz respeito a tradição, ao comércio de escravos e os valores africanos.

ÁFRICA TRADICONAL
Ao abordamos o termo África tradicional, estamos dando condições de verificar um continente queainda desfruta de conhecimento através de antigos e assim dar andamento á sua cultura. Nas culturas africanas habituais, ocorrem contrastes que definem particularidades entre as sociedades existentes. Assim o continente vigora a pluralidade de manifestações culturais e esse conceito de tradição designa um expressivo mecanismo para entender o que vem a ser a África. Nos admite associar o que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aspectos Africanos
  • ASPECTOS CULTURAIS
  • aspectos culturais
  • Aspectos culturais
  • Aspectos Culturais
  • Aspecto cultural
  • Aspectos culturais
  • heranças culturais dos a africanos, indigenas e portugueses

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!