SAÚDE BUCAL E SUA RELAÇÃO COM A QUALIDADE DE VIDA DO TRABALHADOR: REVISÃO DE LITERATURA

754 palavras 4 páginas
SAÚDE BUCAL E SUA RELAÇÃO COM A QUALIDADE DE VIDA DO TRABALHADOR: REVISÃO DE LITERATURA

1. INTRODUÇÃO Com a globalização da economia, identificada a partir do final do século vinte, ocorreu um aumento da competitividade mundial tanto na área de produtos quanto na de serviços. Isto gerou a necessidade das empresas nacionais crescerem em produtividade e qualidade. Sendo assim, em alguns setores, o padrão de competitividade deixou de basear-se apenas na quantidade para valorizar também a qualidade.
Para obter êxito e sobreviverem, um crescente número de gestores empresariais estão percebendo a importância dos recursos humanos como sendo um dos requisitos mais importantes no grau de competitividade da empresa. Ou seja, o homem como peça fundamental do sistema de produção (MIDORIKAWA, 2000).
Segundo Mazzilli (2003), qualidade de vida no trabalho é o reflexo da união de vários fatores, sendo a saúde do trabalhador um deles. Dentre as ações de saúde do trabalhador, a promoção de saúde nas empresas é um aspecto que tem tido uma grande ênfase nos últimos anos. São exemplos de ações voltadas para promoção de saúde: ginástica laboral, orientação nutricional, prevenção e controle das DST/AIDS, campanhas contra álcool, fumo e drogas, planejamento familiar e assistência odontológica.
Ainda segundo Mazzilli (2003), ações que visam à saúde das pessoas dentro de uma comunidade de trabalho devem ser estimuladas, pois tal fato é indispensável para o desenvolvimento social e econômico e, acima de tudo, um fator de valorização do homem, uma vez que sem saúde a vida tem pouca qualidade.
Qualquer ser humano demonstra atitudes de irritação e desconforto por conta de problemas bucais. No caso do trabalhador, estas atitudes se intensificam pela atenção e concentração que deve dispensar as suas atividades laborais, o que interfere na produção e na sua própria relação com o trabalho. Portanto, existe a necessidade de se verificar através da literatura os

Relacionados