Aspectos Antropologicos e sociologicos da educação Filme Cidade de Deus

Páginas: 11 (2544 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014









UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ


ATIVIDADE ESTRUTURADA

























ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS
E
SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO






































Atividade Estruturada


Aspectos Antropológicos e Sociológicos da Educação

Atividade I

Análise Crítica do Filme Cidade de Deus

Opanorama descortinado pelo filme nos leva aos primórdios da formação de um núcleo comunitário marcado pela pobreza e pela exclusão social, já na década de 1960, e avançando
pelas décadas seguintes, gerando um quadro altamente complexo e cada vez mais abrangente,como a propagação de um vírus, que é o da formação das chamadas hoje em dia por ``comunidades carentes´´, ou simplesmente,``comunidades´´.Vale ressaltar que o termo comunidade é na verdade algo bastante genérico.Nesse sentido, é totalmente razoável denominar os condomínios de luxo, altamente fortificados da Barra da Tijuca como também configurando uma ``comunidade´´, sendo que no entanto se trata de uma ``comunidade próspera´´.
Mas eu disse`` fortificados´´? Sim, eles são de fato fortificados.Seus moradores teriam medo exatamente doquê...?! da comunidade?! Por quê?
Não nos convém absolutamente tentar mascarar a realidade com um nome bonitinho, a comunidade, e tentar esquecer que estamos falando sobre a vida nas favelas cariocas.
Nosso sistema econômico de tradição capitalista burguesa é marcado pela dupla exploração da mão de obra assalariada:
De um lado pelo governo, com sua elevadíssima taxação de impostos sem oconsequente retorno à população de serviços públicos de qualidade;
Do outro lado pelas elites burguesas cada vez mais ricas e poderosas, à custa do trabalho mal remunerado exercido pelo proletariado.
É um sistema fortemente excludente e que provoca a má distribuição de renda, gerando um verdadeiro abismo social entre as classes pobres, que perfazem a ampla maioria, e a elite social/econômica. É comose nossa sociedade, como um todo, fosse um monstro faminto a devorar suas próprias entranhas. Assim, os ricos se escondem por detrás das grades fortificadas de seus condomínios.E os excluídos e marginalizados esperam pacientemente a saída daqueles de seus ``fortes´´, para melhor atacá-los ( isso quando eventualmente não rompem essas barreiras).E vale ressaltar que estamos analisando apenas umfragmento de uma realidade maior, se tomarmos em consideração o país como um todo, e não apenas os hoje grandes complexos de favelas do Rio de Janeiro.Mas há muita gente boa nas favelas, gente trabalhadora, a maioria mesmo, mas sem boas oportunidades na vida. Generalizar é sempre um perigo.
Um destaque interessante é o fato de que á medida que esses núcleos de comunidades carentes foram seexpandindo, de fato acabaram por formar grandes ``complexos´´ de favelas interligadas, muitas delas dominadas por facções criminosas rivais fortemente armadas, criando uma situação de guerrilha urbana, ás vistas complacentes do Estado.
Interessante também é como se vende o produto da imagem de uma cidade ``maravilhosa´´, com suas belas praias e paisagens, esquecidos do contraste dessas paisagensmisturadas com a visão das encostas dos morros povoadas por agrupamentos humanos cujas construções provocam um evidente processo de poluição visual.Sim, a favela é algo ``feio´´, é poluição visual.É duro de se reconhecer, aliás ninguém reconhece ou se pronuncia a respeito, mas é a nossa realidade. Há certas realidades que os governos, o Estado, em vez de buscar a solução viável, procura fechar os olhos efingir que não vê.
Bastante nítida a mensagem da formação de uma cultura tipicamente de gueto nas favelas, retratada no filme, com sua linguagem e modo de vida bem característico.Principalmente entre os marginais, trata-se de uma forma de falar bastante chula e vulgar, com certas redundâncias que nos mostram um nível escolar ás vezes inexistente entre seus membros - o que não significa que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
  • ASPECTO ANTROPOLÓGICO E SOCIOLÓGICO DA EDUCAÇÃO
  • aspecto antropologico e sociologico da educação
  • Aspectos Antropológicos e Sociológicos da Educação
  • Aspectos Antropológicos e Sociológicos da Educação
  • Aspectos Antropológicos e Sociológicos da Educação
  • Aspectos Antropológicos e Sociológicos da Educação
  • Aspectos sociológicos e antropológicos da infância no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!