resenha

Páginas: 4 (842 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Atividade física na adolescência
O hábito de se exercitar deve começar desde cedo, mas com as devidas precauções
24/03/2014 - Autor: Fabiana Pedroso |


Na adolescência, os jovens estão maissuscetíveis às situações de risco para a coluna. Mochila pesada, horas sentados na sala de aula, muita TV, computador e videogame. Com mais um agravante: a falta de atividade física. Isso tudo podeprovocar graves alterações posturais, levando a problemas como escoliose, cifose e lordose acentuadas.
Não podemos nos esquecer dos índices de saúde e qualidade de vida que estão sendo afetadosnegativamente. Segundo números do IBGE, o sobrepeso vem aumentando ano a ano e hoje atinge mais de 30% das crianças entre cinco e nove anos de idade, e cerca de 20% da população entre 10 e 19 anos.
Os númerostambém evidenciam a causa do crescimento de vários problemas que antes eram encontrados apenas na fase adulta como hipertensão, complicações cardíacas, diabetes, colesterol, entre outros. Além dessessintomas fisiológicos, existem alterações comportamentais porque a cobrança pela estética feita pela sociedade começa desde cedo e as crianças que não se encontram dentro dos "padrões" sofrem comalgum tipo de preconceito ou até mesmo exclusão do grupo que frequenta.
Por anteceder a fase adulta, é importante criar um hábito ainda maior de exercícios. Pesquisas comprovam que os adultossedentários, na maior parte das vezes são assim, porque na adolescência já não tinham o costume de se exercitar.
Durante a adolescência, um período complicado, cheio de dúvidas, altos e baixos, onde apreocupação com a aparência triplica, a atividade física além de todos os benefícios oferecidos em qualquer fase, proporciona também um estímulo à socialização, à inclusão, aumenta a auto-estima, o bom-humor, adisciplina, estimula a busca por objetivos, elimina a preguiça, exercita a independência, o relacionamento em grupo, entre outros.
A adolescência é um momento de mudanças no corpo, pois há uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!