ASI Carolina Caparroz Ingrid Santos e Natasha Sch tz 5D

Páginas: 9 (2098 palavras) Publicado: 28 de julho de 2015
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas





ADMINISTRACÃO DE SISTEMAS DA INFORMAÇÃO




Carolina Amadeu Caparroz
Ingrid de Souza Santos
Natasha Fernanda Sammut Schütz



São Paulo/SP
2014
Carolina Amadeu Caparroz
Ingrid de Souza Santos
Natasha Fernanda Sammut Schütz


ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DA INFORMAÇÃO



Trabalho Acadêmico apresentado à disciplina deAdministração de Sistemas da Informação, no Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, como exigência de avaliação parcial.


Orientador: Prof. Dr. Alberto de Medeiros Jr.



São Paulo/SP
2014
Sumário
INTRODUÇÃO 6
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 6
Apresentação 6
A Importância 9
Desenvolvimento da Internet 11
Internet 11
Intranet 11
Extranet 11
NÍVEIS DE APOIO À DECISÃO12
Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) 13
Sistemas de apoio à Decisão (SAD) 13
Sistemas de apoio ao executivo (SAE) 13
Sistemas de apoio a decisão em grupo (SADG) 13
CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15









INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é fazer uma prévia análise da importância dos sistemas de informação para a tomada de decisão dentro de uma empresa. Este temafoi escolhido pois, através dele conseguiremos entender melhor o tamanho da influência deste na organização. No trabalho, seguimos a estrutura de apresentação e importância do sistema de informação (SI), como este pode se tornar importante para uma empresa e quais são os níveis de apoio à decisão. Mostramos que os sistemas de informação são importantes nos negócios devido a constante mudança emtecnologia, gestão de uso da tecnologia e o impacto no sucesso nos negócios. Novos setores e setores antigos aparecem enquanto os antigos desaparecem, e empresas bem-sucedidas são aquelas que aprendem como usar as novas tecnologias. (LAUDON; LAUDON, 2011)
Sendo assim, apresentaremos os sistemas que apoiam a tomada de decisão, tais como: sistemas de informações gerenciais (SIG), sistemas de apoio àdecisão (SAD), sistemas de apoio ao executivo (SAE) e sistemas de apoio à decisão em grupo (SADG). Bem como os tipos sistemas de informação que podem ser implantados em uma organização.

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

APRESENTAÇÃO

Consiste em administrar o fluxo de informações que são gerados e distribuídos por redes de computadores dentro de uma organização. O responsável por essa área deve planejar eorganizar todo o processamento e armazenamento. Deve recuperar as informações para, assim, poder disponibilizá-los aos usuários da empresa. Também é capaz de criar, adaptar e instalar programas com o intuito de facilitar o trabalho dos colaboradores, além de ser aquele quem administra as redes de computadores. (BATISTA, 2006)

Figura 1 – Avaliação do SI

Fonte: : SISTEMAS DE INFORMAÇÃO e a gestão doconhecimento. Rosini, Alessandro Marco, 2012.

Todo sistema de informação é composto por dois subsistemas: um subsistema social e um subsistema automatizado. O primeiro é aquele que inclui as informações, documentos, pessoas e processos. Já o segundo, é incluído de meios automatizados, como máquinas e computadores, que são responsáveis pela interligação entre o subsistema social e o subsistemaautomatizado. (BATISTA, 2006)
Há vários tipos de SI que podem ser implantados dentro de uma organização. Estes foram classificados de acordo com os tipos de informações que manipulam e com os seus objetivos. Segundo Batista (2006), os principais são:
Sistemas de Informações Rotineiros ou Tradicionais: Apoiam as funções operacionais da organização. Normalmente são os primeiros que a empresa adota, porserem mais baratos e mais simples de serem adquiridos. São eles os responsáveis por dar origem aos sistemas mais avançados (gerenciais e de apoio à decisão). Os que trabalham nesta área possuem o objetivo de fazer cálculos, ou seja, o processamento de dados. O principal benefício desse sistema é agilizar as tarefas rotineiras, como busca acelerada de informações e precisão e rapidez nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ASI
  • Ingrid
  • Natasha
  • ingrid
  • Carolina
  • ingrid
  • Ingrid
  • Ingrid

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!