asdasd

Páginas: 6 (1446 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2013
 Escola Estadual Conselheiro Afonso Pena





Trabalho de Biologia









Nome: Lucas Soares, Jonatas Macedo, Dian
N° : 8,7,2
Professora: Edith




Fotossíntese
A fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para produção de seu próprio alimento. De formasimples, podemos entender que a planta retira gás carbônico do ar e energia do Sol.
Através deste processo, a planta produz seu próprio alimento constituído essencialmente por glicose. À medida que a planta produz glicose, ela elimina oxigênio. Glicose é utilizada pela planta na realização de suas funções metabólicas, ou seja, ela é o seu principal combustível, sem ela, seria impossível mantersuas funções vitais.
  O processo de formação da glicose se dá através de reação química, e esta, somente é possível devido à transformação da energia solar em energia química.
Sem a fotossíntese, não existiria vida em nosso planeta, pois é através dela que se inicia toda a cadeia alimentar. Daí a grande importância das plantas, vegetais verdes e alguns outros organismos.
 
Além disso, comojá vimos, na medida em que a planta produz glicose ela elimina oxigênio, e sem oxigênio é impossível sobreviver.

Quimiossíntese
A quimiossíntese é um processo no qual ocorre produção de matéria orgânica a partir de gás carbônico, água e outras substâncias inorgânicas (como amônia, ferro, nitrito e enxofre), sem a utilização de energia luminosa. Por não necessitar de energia luminosa,esse tipo de bactéria pode realizar a quimiossíntese em ambientes desprovidos de luz e matéria orgânica, já que a energia utilizada em seu desenvolvimento é obtida através de oxidações inorgânicas.
Exemplos de bactérias que realizam a quimiossíntese são as do gênero Beggiatoa e Thiobacillus, também chamadas de sulfobactérias, pois elas realizam seu metabolismo através das reações de oxidaçãode compostos de enxofre.
Outro exemplo de bactérias quimiossintetizantes, também chamadas de nitrobactérias, são as bactérias do gênero Nitrosomonas e Nitrobacter, muito importantes para o meio ambiente e para os seres humanos. Essas bactérias são encontradas no solo e realizam um importante papel na reciclagem do nitrogênio em nosso planeta. As bactérias do gênero Nitrosomonas conseguemenergia através da oxidação do íon amônio (NH4+), que se encontra presente no solo, transformando-o em íon nitrito (NO-2); enquanto as bactérias do gênero Nitrobacter oxidam o íon nitrito (NO-2), transformando-o em íon nitrato (NO-3), que é absorvido pelas raízes das plantas e utilizado na síntese de proteínas.
No processo da quimiossíntese podemos destacar duas etapas distintas:
Primeira etapa: Naoxidação das substâncias inorgânicas há a liberação de prótons e elétrons que provocam a fosforilação do ADP em ATP e a redução do NADP+ em NADPH, que serão úteis na fase seguinte. Dessa forma, podemos concluir que, diferentemente da fotossíntese, processo no qual os elétrons e prótons são obtidos através da degradação da molécula de água, na quimiossíntese eles se originam da oxidação dassubstâncias inorgânicas.
Segunda etapa: Através do processo de oxidação das substâncias inorgânicas, as bactérias conseguem energia suficiente para reduzir o gás carbônico através de sua fixação e posterior produção de substâncias orgânicas, as quais podem ser utilizadas na produção de novos compostos ou em seu metabolismo.

Fermentação
Uma mudança química em matéria animal e vegetalprovocada por leveduras microscópicas, bactérias, ou mofos é chamada de fermentação. Exemplos de fermentação são o azedamento de leite, o crescimento da massa de pão, e a conversão de açúcares e amidos em álcool. Muitas substâncias químicas industriais e vários antibióticos usados em medicamentos modernos são produzidos através de fermentação sob condições controladas. O resultado da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Asdasd
  • asdasd
  • Asdasd
  • asdasd
  • asdasd
  • aSdasd
  • asdasd
  • asdasd

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!