Ascaridiase

Páginas: 4 (849 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Ascaridíase: lombriga
Ascaris lumbricoides é uma espécie de nematódeo da família Ascarididae. Parasita ser humanos e é causa da doença conhecida comoascaridíase. Os vermes adultos medem entre 15 cme 40 cm de comprimento e desenvolvem-se no intestino delgado do hospedeiro, no qual macho e fêmea se acasalam. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ascaris_lumbricoides)


Ciclo da Ascaridíase(http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/Ascaridiase.php)
1- A ingestão de água ou alimento (frutas e verduras) contaminados pode introduzir ovos de lombriga no tubo digestório humano.
2- Nointestino delgado, cada ovo se rompe e libera uma larva.
3- Cada larva penetra no revestimento intestinal e cai na corrente sanguínea, atingindo fígado, coração e pulmões, onde sofre algumas mudanças decutícula e aumenta de tamanho.
4- Permanece nos alvéolos pulmonares podendo causar sintomas semelhantes ao de pneumonia.
5- Ao abandonar os alvéolos passam para os brônquios, traquéia, laringe (ondeprovocam tosse com o movimento que executam) e faringe.
6- Em seguida, são deglutidas e atingem o intestino delgado, onde crescem e se transformam em vermes adultos.
7- Após o acasalamento, a fêmeainicia a liberação dos ovos. Cerca de 15.000 por dia. Todo esse ciclo que começou com a ingestão de ovos, até a formação de adultos, dura cerca de 2 meses.
8-Os ovos são eliminados com as fezes.Dentro de cada ovo, dotado de casca protetora, ocorre o desenvolvimento de um embrião que, após algum tempo, origina uma larva.
9- Ovos contidos nas fezes contaminam a água de consumo e os alimentosutilizados pelo homem.

Morfologia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ascarid%C3%ADase)
Machos
Os machos adultos da espécie podem atingir até 30 centímetros de comprimento e possuem uma cor leitosa. Em umade suas extremidades, os vermes apresentam uma boca ou vestíbulo bucal, contornada por três lábios com dentículos dispostos em forma de serrilha. Não há interlábios. O alimento ingerido passa por um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ascaridíase
  • Ascaridíase
  • ascaridiase
  • Ascaridíase
  • Ascaridíase
  • Ascaridiases
  • Ascaridíase
  • Ascaridíase

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!