Trabalhando a linguagem oral

Páginas: 2 (295 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Trabalhando a linguagem oral
As crianças adoram um bate-papo, principalmente se o assunto for relacionado a elas, se sentem importantes e especiais. Mas nem todas sãodesinibidas ou tem desenvoltura suficiente para falar diante dos outros.
Diante disso, resolvi desenvolver um projeto para trabalhar a linguagem oral com uma turma de alunos de cincoanos, em uma escola particular bilíngue de São José do Rio Preto.
O objetivo do projeto é fazer com que as crianças desenvolvam suas habilidades em contar experiências,descrever objetos ou falar em público de forma organizada, além de despertar o interesse em ouvir os colegas.
O projeto consiste em propiciar uma roda de conversa todas assegundas-feiras, que nós chamamos de “show and tell” para que cada criança tenha a oportunidade de falar aos colegas sobre um objeto que ela traz de casa.
No início do projeto eudeixava as crianças livres para levarem o objeto que quisessem para apresentar aos amigos, mas depois de algumas semanas comecei a perceber que o assunto não variava muito, pois amaioria levava um brinquedo. Então, decidi direcionar o assunto de cada semana pedindo às crianças um determinado objeto. Já trabalhamos temas variados como: fotos da família, fotosdo animal de estimação ou do animal favorito, um livro, um filme, um DVD musical, um objeto de uso da mamãe ou do papai, alguma coisa encontrada na natureza, etc...
O projetocontinua em andamento, pois as crianças adoram esse momento e os pais também gostam de poder participar em casa na escolha do objeto. E eu estou muito feliz, pois já pudeperceber grandes mudanças na forma das crianças se expressarem, na maneira delas se comportarem enquanto o outro fala e na confiança que estão conquistando para falar diante dos colegas.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Linguagem Oral
  • O que é linguagem oral
  • linguagem oral
  • linguagem e oral
  • Linguagem oral
  • linguagem oral
  • Linguagem oral
  • Linguagem oral e linguagem escrita

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!