As relações entre pintura e fotografia no brasil do século xix: considerações acerca do álbum brasil pitoresco de charles ribeyrolles e victor frond.

1385 palavras 6 páginas
Universidade de Brasília – UnB Instituto de Artes – IdA
Departamento de artes visuais - VIS
Disciplina: História da Arte no Brasil (Museologia)
Professor: Emerson Dionísio Gomes de Oliveira
Nomes: Lizandra Tarsilla Gallindo Lira Almeida Matrícula: 12/0016273

SILVA, Maria Antonia Couto da. “As relações entre pintura e fotografia no Brasil do século XIX”. Revista Fênix. Uberlândia: UFU, v.4, p.01-18, 2007.

Maria Antônia Couto da Silva é doutora em História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2011), mestre em História da Arte e da Cultura também pela Unicamp. Graduada em História pela Universidade de São Paulo - USP (1990). É pesquisadora do Projeto MARE, Museu de Arte para a Educação. (Fonte: Currículo Lattes)

As relações entre pintura e fotografia no Brasil do século XIX: Considerações acerca do álbum Brasil Pitoresco de Charles Ribeyrolles e Victor Frond.

❖ A autora inicia o artigo nos revelando o foco de sua pesquisa, sendo este, como diz o título, as relações entre fotografia e pintura no Brasil da segunda metade do século XIX. Para representar essas relações, a autora utiliza o álbum Brasil Pitoresco. Lê-se que “O Brasil Pitoresco foi a primeira obra de viajantes publicada na América Latina com ilustrações obtidas a partir de fotografias” (p2), sendo também considerado “o mais ambicioso trabalho fotográfico realizado no país durante o século XIX” (p2).

❖ A autora fala sobre o escritor Araújo Porto-Alegre, que acreditava que a “construção da paisagem nacional deveria passar necessariamente pelo diálogo com a ilustração científica” (p2), pois desta forma a paisagem seria apresentada de forma mais realista e poderia demonstrar a natureza em toda a sua diversidade. Assim, a fotografia seria de grande ajuda, pois somente ela poderia capturar a natureza da forma mais realista possível.

A recepção da fotografia no meio artístico brasileiro

❖ A autora fala sobre o caminho que

Relacionados

  • As barbas do imperador
    189320 palavras | 758 páginas