As mulheres e o Management

Páginas: 6 (1408 palavras) Publicado: 19 de maio de 2015
As mulheres e o Management
É notável cada vez mais a ascensão de mulheres inseridas no mercado de trabalho. Aonde vêm tomando seu espaço e conquistando o direito de igualdade aos homens. Hoje é possível notarmos um crescimento do número de mulheres que chegaram às chefias de empresas.
Podemos considerar que o principal fator que contribuiu para esta mudança, foi o Capitalismo, pois o fator quese leva em conta é o poder financeiro e não mais a força física, onde eram os homens que tinham inúmeras vantagens e cargos melhores, enquanto as mulheres eram consideradas “funcionários de segunda linha” e comparadas às crianças, já que não tinham força física, deveriam ganhar bem menos que os homens.
O processo de revolução deu-se inicio com a Segunda Grande Guerra, onde as mulheres foramincentivadas a ocupar os lugares dos homens nas fábricas, já que os mesmos eram enviados para lutar pela nação. Após terminar a Guerra, e com a possibilidade dos soldados voltarem, começou-se a ser imposto o pensamento de que a mulher seria importante como cuidadora dos lares, dos filhos e dos maridos. Porém algumas decidiram não retornar, e reivindicar as injustiças sofridas.
Foi após este período, queas mulheres não aceitavam mais ocupar o lugar de “rainha do lar”, e aos poucos ocupando cargos nas empresas que antes seriam exclusivos dos homens. As próprias empresas também, passaram a reconhecer que as mulheres estavam mais preparadas para enfrentar novos desafios dos que os homens.
Segundo pesquisas realizadas, surgem afirmações de que as empresas hoje buscam profissionais voltados para asensibilidade emocional, um relacionamento mais harmonioso e cordial com os demais, e a capacidade de atuar em vários canais simultaneamente. Levando em consideração todas essas variáveis, acredita-se que as mulheres têm mais qualificações e perfil para ocuparem determinados cargos de liderança. Substituindo o modelo de gestão masculina, o qual tem características baseadas em regras, hierarquias ecompetições.
Entretanto, vale ressaltar que a porcentagem de mulheres no poder é pequena. Isso acontece, pois ainda há dificuldade de crescimento no ambiente profissional, já que encontram menos oportunidades e algumas barreiras para se chegar aos cargos de chefia.
Pesquisa realizada pela empresa Grant Thornton International – através do IBR (International Business Report) – 2012
Mulheres no Topo– Ainda não temos o suficiente

Nos últimos 12 meses, as mulheres assumiram a liderança em alguns dos ambientes econômicos e políticos mais difíceis, entre elas:
Christine Lagarde - primeira mulher a chefiar o Fundo Monetário Internacional.
Angela Merkel - chanceler alemã, emergiu como figura-chave na resolução da grande crise da dívida da zona do euro.
Maria das Graças Foster - assumiu aPetrobras, tornando-se a primeira mulher a liderar uma das cinco principais companhias de petróleo do mundo.

As mulheres também governam em países como Argentina, Austrália, Brasil e Tailândia.

Percentual dos últimos anos:
2004 – 19%
2007 – 24%
2009 – 24%
2011 – 20%
2012 – 21%

Conclusões da pesquisa:
As mulheres ocupam um em cada cinco cargos na alta administração do mundo todo, muito semelhante aonível observado em 2004
Empresas na Rússia, seguidas por Botswana, Filipinas e Tailândia têm o maior número de mulheres na alta Administração; em países como Alemanha, Índia e Japão, o menor número
Menos de uma em cada dez empresas têm uma CEO (Chief executive officer) mulher, com as mulheres largamente ocupando cargos em Finanças e Recursos Humanos (RH)
Muitas economias, especialmente na Europa,estão optando por implementar quotas sobre o número de mulheres nas diretorias
Nenhuma correlação clara entre práticas de trabalho flexíveis ou atividade econômica

Percentual de mulheres no topo pelo mundo:
21%

10 Economias com melhores colocações:
Rússia – 46%
Botswana – 39%
Tailândia – 39%
Filipinas – 39%
Geórgia – 38%
Itália – 36%
Hong Kong – 36%
Turquia – 31%
Polônia – 30%
Malásia – 28%

10...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Management
  • management
  • Management
  • Hotel management
  • Resource management
  • Management principles
  • Yield management
  • Management evaluator

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!