As Desigualdades Sociais do Brasil

Páginas: 4 (959 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
De meados do século XIX, quando já se previa o fim do trabalho escravo, ate o inicio do século XX, incentivou-se a vinda de imigrantes europeus, sobretudo para o trabalho na lavoura de café. Muitosvieram em busca de trabalho e de melhores chances na vida, mas aqui encontraram condições de trabalho semisservis nas fazendas de café. Em muitos casos, a família inteira trabalhava e não chegava areceber remuneração em dinheiro – apenas comidas, casa e outros pagamentos em espécie.
A medida que a sociedade brasileira se industrializou e se urbanizou , novos contingentes populacionais foramabsorvidos pelo mercado de trabalho nas cidades. Esse processo iniciou-se nos primeiros anos do século XX, acelerando-se na década de 1950, quando se desenvolveu no pais um grande esforço deindustrialização, trazendo junto a urbanização. Criou-se assim um proletariado industrial, e milhares de outros trabalhadores foram atraídos para as cidades a fim de exercer as mais diversas atividades: empregadosdo comercio, bancários, trabalhadores de construção civil, entregadores, empregados domésticos, vendedores ambulantes, etc. os setores médios, antes constituídos basicamente pelos militares efuncionários públicos, também se diversificaram e cresceram, reunindo numerosos profissionais liberais, pequenos e médios comerciantes.
Com as transformações que ocorreram a partir de então, houve umcrescimento vertiginoso das grandes cidades e o esvaziamento progressivo da zona rural. Hoje, com os avanços tecnológicos, essa massa de indivíduos praticamente não encontra chance de emprego, por trata-se demão de obra desqualificada.
A desigualdade analisada no Brasil
Conforme a cientista social brasileira Marcia Anita Sprandel, em seu livro A POBREZA NO PARAISO TROPICAL, a primeira tentativa deexplicar a pobreza no Brasil, a partir do final do século XIX, consistiu em relaciona-la a influencia do clima e a riquezas das matas e do solo. Afirmava-se que o brasileiro era preguiçoso, indolente,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estratificação social e desigualdade no brasil.
  • Desigualdade social no brasil
  • A Desigualdade Social No Brasil
  • Desigualdade e Mobilidade social no Brasil
  • Desigualdade Social no Brasil
  • Desigualdade social no brasil
  • Desigualdade social no Brasil
  • A Educação e as Desigualdades Sociais no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!