As concepções do estudo da psicologia e educação

Páginas: 2 (428 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2012
Universidade Federal do Tocantins
Curso: Filosofia e Artes
Disciplina: Psicologia da Aprendizagem
Professor: Robson Vila Nova Lopes
Acadêmica: Aline Lagares Milhomem Silva Pinto

AS CONCEPÇÕESDO ESTUDO DA PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO


Teorias de desenvolvimento se apoiam em diferentes concepções do homem e do modo como ele chega a adquirir conhecimento. As teorias se baseiam na ideia deque o indivíduo nasce pronto (concepção inatista) e de que a ação do meio e da cultura tem forte influencia sobre a formação do homem (concepção ambientalista), bem como na ideia de que a interaçãoentre os fatores internos e externos também tem influência na formação do homem.
A concepção inatista presupõe que o indivíduo já nasce com sua personalidade, seus hábitos e crenças, valores,forma de pensar, reações emocionais e sua conduta social pronta, e que a sua experiência, vivência e aprendizado, ou seja, os eventos após o nascimento não são essenciais ou importantes para o seudesenvolvimento. Dessa forma, o papel do ambiente e as experiências é tentar interferir no mínimo possível no processo de desenvolvimento de uma pessoa. De acordo com essa concepção, é possível apenas seaprimorar um pouco o que um ser é ou virá a ser, sem, entretanto, a promoção de modificações bruscas.
Entretanto, esta concepção, aplicada ao desenvolvimento humano, se mostra falha ou malinterpretada, uma vez que a teoria não leva em conta o que o ambiente tem um forte impacto sobre o ciclo de vida dos seres, acabando por moldar e/ou adaptar um ser ao meio. Ademais, é provadocientificamente que o ambiente externo, pósnascimento, é essencial para o desenvolvimento de um ser.
Já a concepção ambientalista, diferentemente da inatista, prega que o ambiente possui uma grande poder nodesenvolvimento de um ser. A concepção ambientalista possui uma visão de que o indivíduo é extremamente reativo às ações do meio, e que a atenção de uma pessoa é consequência das aprendizagens que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo dirigido
  • Estudo Dirigido III Psicologia da Educação.
  • concepções de educação
  • Concepções educação
  • concepções de educação
  • Resumo de estudo : origem e evolução da psicologia da educação
  • concepçoes da psicologia da natação
  • Concepções da educação física brasileira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!