ARTIIGO MARIA JOSE MONTEIRO

3512 palavras 15 páginas
GESTÃO E AVALIAÇÃO ESCOLAR NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL
Maria José Monteiro da Silva1
Instituto Federal do Amazonas – IFAM
Email: mari_silvamonteiro@yahoo.com.br
Profª. MSc. Andreina Sales Santos2 IFAM-Campus Manaus Distrito Industrial (e-mail para contato)
Resumo:
Muitos autores e teóricos, vem pregando, com grande firmeza, que a Avaliação Escolar não deve ser entendida como uma atividade que acontece fora do contexto do processo de ensino-aprendizagem, do trabalho pedagógico na escola. Mas ela faz parte desse processo, por isso não deve ser deixada para o final. No entanto, conscientiza-se de que há diferentes tipos de avaliação e de que ela pode e deve desempenhar funções diferentes, e por isso que é necessário, consequentemente, utilizar procedimentos e técnicas de avaliação igualmente diferenciadas. Este trabalho analisou quais os métodos de avaliação utilizados na escola e verificou quais deles seriam mais adequados para avaliar o desempenho dos alunos. E o que se conclui é que de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB está longe de chegar a esse resultado, pois alguns educadores continuam com outra visão sobre Avaliação Educacional.
Palavras chave: Avaliação - Estratégias de Avaliação – escola – educadores
1 INTRODUÇÃO
Visando conhecer as práticas avaliativas dos educadores de uma Escola Municipal bem como demonstrar suas Metodologias, identificar os tipos de avaliações em uso para poder trocar um modelo considerado ideal. A escolha desse tema sugeriu a partir de uma magnitude ao observar a contrariedade dos educandos diante dos métodos de avaliar.
A relevância do estudo se pauta na convicção de que as atividades na prática da avaliação têm o destino de possibilitar a manifestação, ao educador e ao próprio educando, da qualidade de sua possível aprendizagem, mas possibilita também o aprofundamento da aprendizagem.
A partir de observações do cotidiano desses educadores, estabeleceu-se uma metodologia para

Relacionados