ArtigoMolas

1091 palavras 5 páginas
Faculdade Estácio de Curitiba
Física Experimental I
Cálculo das constantes de molas
Nome: Douglas Jean de Meira Prestes
Turma nº 3003 – Terça-Feira – Noite – 2º Horário

Resumo Ao estudar as deformações de molas e as forças aplicadas, Robert Hooke (1635-1703), verificou que a deformação da mola aumenta proporcionalmente à força. Daí estabeleceu-se a seguinte lei, chamada Lei de Hooke. Quando aplicamos uma força F na outra extremidade, a mola tende a deformar (esticar ou comprimir, dependendo do sentido da força aplicada).

I. INTRODUÇÃO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A lei de Hooke descreve a força restauradora que existe em diversos sistemas quando comprimidos ou distendidos. Qualquer material sobre o qual exercermos uma força sofrerá uma deformação, que pode ou não ser observada. Apertar ou torcer uma borracha, esticar ou comprimir uma mola, são situações onde a deformação nos materiais pode ser notada com facilidade. Mesmo ao pressionar uma parede com a mão, tanto o concreto quanto a mão sofrem deformações, apesar de não serem visíveis. A força restauradora surge sempre no sentido de recuperar o formato original do material e tem origem nas forças intermoleculares que mantém as moléculas e/ou átomos unidos. Assim, por exemplo, uma mola esticada ou comprimida irá retornar ao seu comprimento original devido à ação dessa força restauradora.

II. DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO

Primeiro nivelamos o sistema de sustentação principal, onde as molas serão suspensas. Iremos ajustar a régua fixada ao aparelho de sustentação para que o zero da régua coincida com o final da mola.
Após ser feito os passos acima colocaremos um peso por cada vez na ponta da mola assim ela deformará um x comprimento onde nós mediremos a partir do zero até o final da mola ,será colocado mais quatro pesos e o mesmo procedimento será feito com molas em série e em paralelo.
No desenho abaixo, no primeiro mostramos o ponto de equilíbrio e no segundo as molas em série e em paralelo.

III. RESULTADOS

Relacionados