Artigo

Páginas: 14 (3327 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
O SUPERVISOR COMO MEDIADOR NO TRABALHO COM A AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ana Cristina Palmieri1
Sergio Servulo Ribeiro Barbosa2

RESUMO

O tema deste artigo partiu da temática “O supervisor como mediador no trabalho com a afetividade na área da educação infantil”. Escolhi essa temática porque percebo que o professor, quando é motivado a trabalhar com o afeto tem mais sucesso em suasaulas, pois a afetividade é considerada uma das principais formas de incentivar as crianças a se interessar, a aprender e a ter prazer em buscar os conteúdos que o professor oferece, trazendo assim mais resultados nos processos de aprendizagem.


PALAVRAS-CHAVE: Supervisor. Afetividade. Educação Infantil.


1 INTRODUÇÃO


O tema deste trabalho: O supervisor como mediador no trabalho coma afetividade na educação infantil, foi escolhido porque percebemos que o afeto é uma das principais formas de incentivar a criança a se interessar, a aprender, a ter prazer, a buscar os conteúdos que o professor oferece aos alunos.

Tenho como objetivo identificar como o supervisor poderá ser um incentivador no trabalho com a afetividade, pois é um dos aspectos importantes do processoensino-aprendizagem, verificar se a afetividade faz parte da relação professor/aluno e conhecer alguns teóricos que falam sobre o tema.

O presente trabalho procura realizar uma revisão bibliográfica e uma análise de autores que abordassem essa relação e suas implicações, buscando expor o que tem sido estudado. Relatando as possíveis contribuições e influencias da afetividade no processo de aprendizagem.2 O CONCEITO DE AFETIVIDADE


Segundo Wikipédia (2009), a afetividade é a relação de carinho ou cuidado que se tem com alguém íntimo ou querido. É o estado psicológico que permite ao ser humano demonstrar os seus sentimentos e emoções a outro ser vivo. Pode também ser considerado o laço criado entre humanos, que, mesmo sem características sexuais, continua a ter uma parte de "amizade"mais aprofundada. O afeto, é um dos sentimentos que mais gera autoestima entre pessoas (principalmente jovens e idosos), pois produz um hormônio que garante o bem-estar do corpo.
De acordo com Ferreira (1999), a afetividade é conjunto de fenômenos psíquicos que se manifestam sentimentos e paixões, acompanhados sempre da impressão de dor, insatisfação, de agrado ou desagrado, de alegria ou tristeza.A afetividade não transcorre somente no contato físico, apesar deste ser um elemento importante na construção de um desenvolvimento amplo das emoções. O fato de estarmos nos relacionando dentro e fora das salas de aulas ouvindo suas idéias e opiniões, incentivando e discutindo suas habilidades de forma positiva é uma forma cognitiva de gerar afetividade.

Sabe-se o quanto a maioria dos alunoschegam até a escola com suas características familiares, onde possuem uma bagagem de conhecimentos básicos, desenvolvidos pelos pais, e uma estrutura cultural, muito restrita, levando em conta, sua comunidade local.
Sem ter superado a fase do egocentrismo, chegam sem limite algum, e com seu “eu” muito elevado, querendo tudo para si, sem deixar o outro aproximar-se e de seus objetos, gerando assimconflitos.
Portanto, percebe-se a importância de desenvolver um projeto que busque incorporar os limites na criança e ao mesmo tempo resgate a afetividade um pouco perdida por alguns, ou na maioria dos alunos.

Começa-se a se desenvolver no educando o afeto, o amor pelo próximo, bem como incorporar regras e limites, por meio de músicas, histórias, trabalhos e dinâmicas diversificadas e mostraro quanto a afetividade é importante para um bom convívio escolar e social.
Para Jean Piaget (1962) citado por Cidade (2009), é irrefutável que o afeto desempenha um papel essencial no funcionamento da inteligência. Sem afeto não haveria interesse, nem necessidade, nem motivação; e conseqüentemente, perguntas ou problemas nunca seriam colocados e não haveria inteligência. A afetividade é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Artigo
  • Artigo
  • artigo
  • ARTIGO
  • artigo
  • ARTIGO
  • Artigo
  • ARtigo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!