Artigo patologias frequente em instalacoes de hidrualicas

2922 palavras 12 páginas
Graduação em Arquitetura e Urbanismo
3º. N - B
Instalações Hidráulicas Prediais prof. – Claudio de Souza Rodrigues

Analisar o artigo a seguir e elaborar um resumo do mesmo, destacando e explicando procedimentos que podem ser adotados para que as diversas patologias citadas, encontradas em instalações hidráulicas, sejam evitadas.

Trabalho em equipe, com máximo de 4 pessoas por equipe.

Patologias freqüentes em sistemas prediais hidráulicos sanitários e de gás combustível decorrentes de falhas no processo

Este trabalho apresenta as patologias mais freqüentes verificadas nos sistemas prediais hidráulico-sanitários e de gás combustível de 24 edifícios residenciais novos e antigos, no município de Curitiba, objeto de laudos técnicos decorrentes da atividade profissional dos autores.
Além de quantificar as patologias mais freqüentes apontadas nesses laudos, o trabalho lista as causas mais freqüentes, concluindo que estão principalmente relacionadas a deficiências nos respectivos projetos de sistemas prediais hidráulico-sanitários e de gás, de forma assemelhada ao reportado em trabalhos e artigos técnicos originários de países estrangeiros, e relaciona aquelas mais comuns conseqüentes de falhas do processo de produção desses projetos.
Finalmente, são feitas recomendações para a supressão preventiva desses problemas ainda na fase do projeto executivo, antes que venham a se manifestar na forma de futuras patologias.

1. INTRODUÇÃO
A freqüência de incidência e as causas de problemas patológicos nos sistemas prediais hidráulico-sanitários e de gás combustível têm sido ainda pouco pesquisadas em âmbito mundial, e, em particular, no Brasil. Isto talvez por demandar recursos vultosos, longos períodos de observação, ensaios, simulações e testes invasivos e/ou destrutivos em escala real em edificações existentes, etc., para que os dados resultantes sejam considerados consistentes.
Segundo MARTINS et al. (2003), com a introdução de inovações

Relacionados