Artigo patologias frequente em instalacoes de hidrualicas

Páginas: 12 (2922 palavras) Publicado: 26 de julho de 2015









Graduação em Arquitetura e Urbanismo
3º. N - B
Instalações Hidráulicas Prediais
prof. – Claudio de Souza Rodrigues


Analisar o artigo a seguir e elaborar um resumo do mesmo, destacando e explicando procedimentos que podem ser adotados para que as diversas patologias citadas, encontradas em instalações hidráulicas, sejam evitadas.


Trabalho em equipe, com máximo de 4 pessoas porequipe.
















Patologias freqüentes em sistemas prediais hidráulicos sanitários e de gás combustível decorrentes de falhas no processo


Este trabalho apresenta as patologias mais freqüentes verificadas nos sistemas prediais hidráulico-sanitários e de gás combustível de 24 edifícios residenciais novos e antigos, no município de Curitiba, objeto de laudos técnicos decorrentes da atividadeprofissional dos autores. 
Além de quantificar as patologias mais freqüentes apontadas nesses laudos, o trabalho lista as causas mais freqüentes, concluindo que estão principalmente relacionadas a deficiências nos respectivos projetos de sistemas prediais hidráulico-sanitários e de gás, de forma assemelhada ao reportado em trabalhos e artigos técnicos originários de países estrangeiros, e relacionaaquelas mais comuns conseqüentes de falhas do processo de produção desses projetos. 
Finalmente, são feitas recomendações para a supressão preventiva desses problemas ainda na fase do projeto executivo, antes que venham a se manifestar na forma de futuras patologias.

1. INTRODUÇÃO
A freqüência de incidência e as causas de problemas patológicos nos sistemas prediais hidráulico-sanitários e de gáscombustível têm sido ainda pouco pesquisadas em âmbito mundial, e, em particular, no Brasil. Isto talvez por demandar recursos vultosos, longos períodos de observação, ensaios, simulações e testes invasivos e/ou destrutivos em escala real em edificações existentes, etc., para que os dados resultantes sejam considerados consistentes. 
Segundo MARTINS et al. (2003), com a introdução de inovaçõestecnológicas, de um lado, e a falta ou escassez de conhecimento para a aplicação de novos sistemas construtivos, de outro, e já sob a vigência do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.087 de 1990), e mais recentemente o novo Código Civil (Lei 10.406 de 2002), o estudo das falhas construtivas no campo da Engenharia começou a ser tratado de forma mais sistematizada, com base em princípios científicos,através da divulgação das ocorrências de patologias construtivas e seus reparos. 
A importância do estudo das patologias construtivas, em particular aquelas relativas aos sistemas prediais em apreço, reside na possibilidade da atuação preventiva, especialmente quando elas têm por causa falhas no processo de produção dos respectivos projetos de engenharia. 

2. REQUISITOS DE DESEMPENHO x PATOLOGIAS EINCONFORMIDADES
LICHTENSTEIN (1985) conceitua desempenho como o comportamento de um produto quando em uso. No caso da construção civil, este produto pode ser tanto o sistema “edifício”, os vários subsistemas que o compõem (estruturas, instalações, vedações, etc.), ou os próprios componentes que formam um determinado subsistema.
AMORIM (1989) ressalta que o conceito fundamental da concepçãosistêmica reside no princípio de que os produtos (projetos, sistemas, componentes, etc.) podem ser descritos e o seu desempenho medido, sem que seja necessário pensar nas partes que os compõem. 
Segundo ele, as necessidades básicas para a utilização desse conceito em relação a uma edificação, ou a partes dela, são: identificação das necessidades dos usuários da edificação, identificação dos desgastes a queestará sujeita, identificação dos requisitos de desempenho que ela deverá atender para satisfazer às necessidades dos usuários, e aplicação de critérios e métodos de avaliação confiáveis para a verificação do atendimento a esses requisitos. 
Por outro lado, compreende-se por requisito de desempenho a formulação qualitativa das propriedades a serem alcançadas pelo edifício, ou por suas partes,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Artigo Patologia
  • artigo de patologia
  • hidrualica
  • ARTIGO Integrando o ensino da patologia s novas compet ncias educacionais
  • Instalações
  • Instalações
  • instalações
  • instalaçoes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!