artigo gerenciamento projeto
ALEXSANDRO FLED FARIAS PONTES
ENGENHEIRO MECÂNICO
RESUMO:
O presente trabalho apresenta uma proposta de modelo para avaliação de fornecedores a ser aplicado em indústrias de eletrodomésticos(Rotinas desenvolvidas dentro de um setor de engenharia de produto) que trabalham na elaboração de projetos de novos produtos. Nesse trabalho será abordada a necessidade das indústrias em um ambiente competitivo de avaliar seus fornecedores; bem como alguns problemas que poderão ser evitados quando esse desempenho não é medido. Essa é uma necessidade do retrato atual da competição pelo cliente.
PALAVRAS-CHAVE:
Fornecedores, Indústria de eletrodomésticos; PMBOK.
1- INTRODUÇÃO:
Devido a grande dinâmica das empresas em relação as mudanças de design de seus produtos; onde isso nos dias atuais é fator primordial para sobrevivência das empresas; os produtos tem o seu ciclo de vida muito curto. Isso afeta diretamente constante mudanças que devem ser absorvidas pelos fornecedores; mudanças essas quem consegue se adequar de forma mais rápida e sem traumas estará bem conceituado nos níveis de pontuação de fornecedores que serão relatados abaixo em momento oportuno. Fornecedor nos dias atuais tem que ser ágeis; flexíveis e arrojados; assim dessa forma serão sempre lembrados pelos engenheiros quando uma nova mudança no produto estiver por vir.
Como o objetivo de reunir todas essas informações sobre os fornecedores de forma clara e objetiva vamos citar abaixo algumas etapas do desenvolvimento de fornecedores em uma indústria de eletrodomésticos. Todas essas rotinas deixam amplamente ligados os setores Engenharia de Produtos e Departamento de compras.
2 - DEFINIÇÕES IMPORTANTES
Algumas definições são importantes para abordagem desse assunto onde utilizaremos os conceitos baseados no guia de boas práticas de projeto PMBOK e outras fontes:
• projeto: é um esforço temporário