Ciencias contabeis
Sun Tzu foi um filósofo estrategista chinês que comandou e venceu muitas batalhas. Ele escreveu o livro “A Arte da Guerra”, uma brilhante obra que ele ensina várias táticas e planejamentos que devem ser utilizados para se vencer uma batalha, técnicas que podem fazer um exército de poucos soldados vencer um exército em grande quantidade, desde que seus ensinamentos sejam aplicados corretamente. Sun Tsu prova que a inteligência vence a força, dentre seus princípios Tsu diz que a grande arte da guerra implica em analisar a situação com base em cinco fatores: Caminho, Clima, Terra, Líder, e Métodos, e para prever o resultado de uma guerra é necessário comparar os dois lados e avaliar suas forças.
Para que esses fatores sejam bem entendidos, ele é estruturado desta forma: 1° Estimativa – Como lidar com o tempo? A guerra tem que ser a curto prazo, rápida. Precisa-se de premissas, analise e comparação das próprias condições e das do inimigo baseado nos 5 fatores citados acima. 2° Agilidade – Precisa ter força (tropa + armas), provisões
(dinheiro, comida, armas, etc.), e agilidade para organizar o exercito. O valor do tempo é importante, é preciso estar ligeiramente adiante do adversário. 3° Princípio Geral – Manter o estado do inimigo intacto, dominar o exército e obter rendições.
Obter vitória em todas as batalhas, que significa máxima excelência na guerra. Mas a maior estratégia, é vencer sem precisar lutar, ou seja, obter a vitória atacando a estratégia do inimigo. 4° Táticas – Chegar de surpresa, intangivelmente, pois assim não tem previsibilidade do que você irá fazer. Se um ataque ocorre frontalmente, você está vulnerável. 5°Vantagens – Saiba o momento de lutar; Adote a força apropriada; Una as forças de comando; Prepare-se mais do que o inimigo; Usar a sabedoria; Essas são as condições necessárias para se obter a vitória.