Artigo - Devassa: mulher ou cerveja

Páginas: 10 (2489 palavras) Publicado: 9 de outubro de 2014
DEVASSA: MULHER OU CERVEJA


Érica Marques dos Santos (UNIFESP)
ericamarx@globo.com

Resumo: O presente artigo objetiva analisar o corpo da mulher como objeto de comunição e persuasão em publicidade da cerveja Devassa, como estratégia de comercialização do produto, visando compreender os valores com que a forma feminina se materializa enunciativamente na propaganda analisada, através de umanúncio publicado na revista Veja São Paulo, protagonizado pela socialite Paris Hilton. A base para este artigo será fundamentada através da concepção de ethos discursivo e comunicação de Maingueneau (2004) e a configuração da persuasão na linguagem, sendo ela falada ou escrita, provocando reações emocionais no receptor, aspectos apresentados por Citelli (2001).
Palavras-chave: cerveja, mulher,persuasão.


Considerações iniciais


Devassa é a marca de uma cerveja produzida pelo grupo Schincariol, que compete com as marcas Skol, Brahma, Itaipava e Bohemia. As propagandas apresentadas pela Devassa são no mínimo polêmicas, o que nos remete ao tema deste artigo, evidenciando o impacto social da figura feminina como objeto de consumo da cerveja, e analisando o motivo, pelo qual a marca,utiliza a imagem da mulher com estereótipo “exuberante” em suas propagandas publicitárias, identificando a influência da figura feminina no consumo da bebida para a sociedade.
Desde a criação da cerveja Devassa, sua propaganda e comercialização estão ligadas à exploração da imagem da mulher em caráter machista. A imagem da mulher tornou-se parte “indispensável” na publicidade de algumas marcasde cerveja desde a década de 90, transformando o corpo feminino em anedotas e colaborando para reforçar a visão que a sociedade machista tem da mulher ideologicamente “perfeita” em função do prazer masculino, através do apelo sexual e visual.
O próprio nome da marca Devassa é apelativo, levando em consideração o seu significado:
Devassa – de.vas.sa (adj.es.f.) Aquela cujo comportamento denotavulgaridade; depravada; libertina.
Durante toda a história da humanidade a mulher é explorada por sua fragilidade física com relação ao homem. Esta exploração, algumas vezes, tem a conivência da própria mulher, que aceita vender sua imagem por dinheiro ou fama, de muitas formas: através da prostituição, filmes, novelas, propagandas etc. O uso de imagens sensuais e conteúdos eróticos utilizadosem comerciais e propagandas diversas estimula o consumo irracional, perdendo a função da construção da imagem do produto, servindo-se de mecanismos que levam à ânsia pelo consumo excessivo.
A exploração da imagem feminina “bonita e sensual”, também afeta a autoestima das mulheres brasileiras, provocando a busca pelo “corpo ideal” sob um padrão de beleza pré-determinado pela sociedade consumista epreconceituosa.
A mídia vulgariza o valor da mulher, como forma de atração instintiva, ou seja, chamar a atenção de pessoas que sentem atração por mulheres que usam o corpo e o colocam como objeto de desejo, reiterando valores tradicionais sobre as mulheres e formando uma violência simbólica de gênero contra a mulher contemporânea.


O gênero e a persuasão


Segundo Maingueneau (2004), odiscurso é atribuído quando remetido a um sujeito EU, responsável por uma fonte de referencias pessoais, temporais e espaciais, responsável pelo que está dizendo ao receptor, sendo ele o fiador da veracidade de suas informações. O gênero é uma cena classificada como englobante, quando há domínio discursivo e tipos de discurso, e genérica quando indica o gênero. Diz Maingueneua (2004, p. 138): “Emgeral, o indivíduo que fala e se manifesta como “eu” no enunciado citado é também aquele que se responsabiliza por esse enunciado.”.
O gênero está ligado à função social, constituindo ações sociais significativas, realizadas pela linguagem ou atos da fala. Os fatos sociais são tudo aquilo em que as pessoas acreditam serem verdadeiras, afetando o modo como elas definem uma situação real,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comportamento do consumidor
  • Artigo Devassa
  • A representação da mulher nas propagandas de cerveja
  • Artigo mulheres
  • Artigo Mulheres E EJA O Que Elas Buscam
  • Artigo Violencia contra a mulher
  • o trabalho da mulher e seus artigos 376
  • Artigo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!