A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NA PUBLICIDADE DE CERVEJA: DO CORPO AO COPO.

15516 palavras 63 páginas
INTRODUÇÃO

A publicidade brasileira é reconhecida mundialmente por sua criatividade e irreverência, esse setor da nossa comunicação é composto por profissionais altamente qualificados e premiados, sendo um dos setores que mais recebe investimento por parte da indústria.
No segmento de cerveja, a publicidade brasileira buscou ao longo dos anos as mais variadas alternativas para a divulgação das suas diferentes marcas. Muitos foram os casos de sucesso, principalmente no início dos anos 90, período em que as campanhas ficaram marcadas pela associação da cerveja a situações de prazer, que se resumiam nos ícones: mulheres, futebol, verão, praia, bar, férias e festas.
Entre todos esses ícones apresentados existe um que invariavelmente é usado, a mulher. Em sua maioria as campanhas fazem uso da imagem feminina de maneira preconceituosa e apelativa, usando uma abordagem sexual que visa atrair a atenção do público masculino. Essa distinção de gêneros vem causando o veto de muitas campanhas, tendo em vista a repercussão que causam na sociedade e nos meios de comunicação.
A análise desse tipo de publicidade, que possui caráter apelativo, será o enfoque do estudo, que composto por três capítulos aborda os seguintes temas: O repertório da linguagem publicitária; Cerveja - mercado, origem e sua publicidade; e A mulher objeto como ferramenta de venda e suas alternativas.
Por fim, as considerações finais se propõem em função do que foi apresentado, indicando os resultados do estudo a que chegamos. Lembramos que as publicidades aqui pesquisadas estão registradas nos anexos, no final dessa dissertação.

Capítulo 1 - O repertório da linguagem publicitária

1.1 - A linguagem da propaganda

A origem do termo propaganda está ligada à propagação da religião católica. Nos dia de hoje o sentido da propaganda é predominantemente à propagação de ideais institucionais, políticas ou religiosas. A propaganda possui sentido mais amplo que a publicidade, pois toda forma

Relacionados

  • Design conexão
    64137 palavras | 257 páginas
  • Drogas e culturas
    194634 palavras | 779 páginas
  • Direito Penal Parte Geral E Especial NUCCI
    411978 palavras | 1648 páginas
  • ensaios de sociologia Max Weber
    230697 palavras | 923 páginas