Artigo das escolas da Administra'ao Publica

1252 palavras 6 páginas
Teoria das Relações Humanas

O desenvolvimento do estudo da Teoria das Relações Humanas não é apenas complexo, mas também estratégico, visto que houve mudança de atitude nas pessoas do meio industrial e sobre seus impactos e resultados para a empresa.
Dentro da organização, o comportamento das pessoas está diretamente relacionado a capacidades inerentes a cada um, porém, coexistindo com o ambiente interno e externo de trabalho. Estudando o comportamento humano, observa-se que o mesmo, é guiado por objetivos, sejam estes conhecidos ou inconscientes. De tal maneira, a motivação irá influir incisivamente no modo comportamental de cada um.
Com o estudo desta teoria, é possível alcançar a compreensão de que quão mais o ser humano for tratado com ser social, e que cada vez mais que se empregue o uso de motivação organizacional a sua realização e concretização na corporação será cada vez mais atingível.
Com a experiência de Hawthorne, foi possível constatar que o fator psicológico influencia a produção, que estar satisfeito com seu local de trabalho resultava em maior rendimento da produção, e não menos importante, também constatou-se que as relações pessoais no ambiente, e além das relações, as punições e o modo com que se designam as regras age diretamente no comportamento de cada um.
A escolha dos artigos, é justamente o reflexo desta escola, que através dos estudos e das experiências, notoriamente mudou o pensamento de milhares de organizações e os direcionou rumo ao sucesso tanto coletivo, quanto pessoal.

http://meuartigo.brasilescola.com/administracao/teoria-das-relacoes-humanas.htm http://www.maringamanagement.com.br/novo/index.php/ojs/article/view/36/19 Teoria da Burocracia

O artigo “A Burocracia no Brasil: as bases da administração pública nacional em perspectiva histórica (1920-1945)” traz sob varias perspectivas o desenvolvimento da administração publica brasileira, desde o período colonial e seu modelo

Relacionados