MOVIMENTOS SOCIAIS NA CONTEMPORANEIDADE*

1590 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
CAMPUS PORTO NACIONAL TOCANTINS
CURSO GEOGRAFIA

ACADÊMICA: ELIVÂNIA NOGUEIRA
PROFESSORA: GLEYS
MOVIMENTOS SOCIAIS NA CONTEMPORANEIDADE*
MARIA DA GLÓRIA GOHN
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

A RELAÇÃO MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
Detenho-me no estudo dos movimentos sociais no Brasil na atualidade e destaco a relação movimento social educação. Há um caráter educativo nas práticas que se destacaram no ato de participar, tanto para os membros da sociedade civil, como para a sociedade mais geral, e também para os órgãos públicos envolvidos-quando há negociações, diálogos ou confortos.
Uma das premissas básicas a respeito dos movimentos sociais é: são fontes de inovação e matrizes geradoras de sabedores.
A relação movimento social e educação existe a partir das ações práticas de movimentos e grupos sócias. No exterior, a articulação dos movimentos com a educação é antiga e constitutiva de alguns grupos de pesquisa, como na International Sociological Association (ISA), Latin American Studies Association (LASA).
A relação movimento social e educação foi construída a partir da atuação de novos atores que entravam m cena, sujeitos de novas ações coletivas que extrapolavam o âmbito da fábrica ou os locais de trabalho, atuando como moradores das periferias da cidades, demandando ao poder público o atendimento de suas necessidades para sobreviver no mundo urbano.
No campo da educação, a defasagem é ainda maior.
O QUE É MOVIMENTO SOCIAL E POR QUE SEU ESTUDO É IMPORTANTE
Desde log é preciso demarcar nosso entendimento sobre o que são movimentos sociais. Na atualidade, os principais movimentos sociais atuam por meio de redes sociais, locais, regionais, nacionais e internacionais ou transnacionais, e utilizam-se muito dos novos meios de comunicação e informação, como a internet.
Os movimentos realizam diagnósticos sobre a realidade social, constroem propostas.
Na atualidade, apresentam um

Relacionados

  • Memorial
    13783 palavras | 56 páginas