Artes Cênicas

Páginas: 3 (612 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014

U UN IVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS




FICHAMENTO: KLAUSS VIANNA
Capitulo II - Ao ritmo do Universo
Torna-se claro o processo ocorrido em nosso corpo, dasuperfície da pele até nosso sistema nervoso, num movimento contínuo onde o nascimento, vida e mote se confundiam como um jogo de forças ao mesmo tempo opostos e complementares. Pois a essência dequalquer trabalho de recuperar a percepção da totalidade do corpo se tornar consciente vai até gestos mecanizados em nossas praticas cotidiana. Quando por exemplo: trabalhamos os pés, através desensibilização e toque, começamos realmente saber a amplitude através da percepção dos movimentos. ( p.82 )
Quando trabalhamos uma determinada articulação, ampliamos sua mobilidade esforço realizado sobre ocorpo. Ao trabalhar isoladamente uma articulação, recupero a percepção da totalidade, a dissociação torna-se útil associação. Tendo um ponto de equilíbrio em meu corpo. ( p.83 )
Ao iniciar umtrabalho corporal, há todo um processo com as articulações que se desprendem ganhando mobilidade e uma flexibilidade maior. Todo esse processo criativo é quase sempre marcado por contradições e antagonismosconstantes, que constituem momentos distintos, que se confundem e dão sentido a uma nova existência.
Quando definimos esses objetos exteriores a nós, convertemos o processo num meio de alcançardeterminados fins, perdemos de vista o próprio corpo, tornando assim mero instrumento das vontades e idealizações. Não posso moldar um corpo quando ainda não tenho um corpo: antes de qualquer coisa, devopartir do corpo que tenho, e isso requer disciplina e organização. ( p.84)
Para que consiga tornar fluente o movimento é indispensável trabalhar de maneira disciplinada e organizada. ( p.85)
Asdanças folclóricas e outras manifestações gestuais do povo existem pontos-chave da identidade mais profunda. Por isso mesmo, sempre descobrimos nas danças populares uma infinidade de semelhanças com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arte Cênica
  • artes cenicas
  • Artes cênicas
  • Artes Cenicas
  • Artes cênicas
  • Artes Cenicas
  • Artes cênicas
  • Artes cênicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!