Just In Time - Artigo

Páginas: 11 (2507 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
OPERAÇÕES ENXUTAS E JUST IN TIME

Camila Barbosa da Silveira, Elisângela Santos da Conceição, Erick Santos Guimarães e Vanira Schmitt Martinhago, Estácio-FIB/Engenharia de Produção



Resumo – O artigo apresentado tem por objetivo ser uma contribuição para o assunto de Just In Time, que tem por objetivo de dispor da peça necessária, na quantidade necessária e no momento necessário. Assuntoeste que é complementado pelo estudo de caso do mesmo. A fundamentação está baseada nos estudos de PCP.

Palavras-chave – Just In Time, Kanban, Operações Enxutas, PCP.

I. INTRODUÇÃO

O modelo de produção enxuta ou just in time emergiu no Japão, criada na Toyota Motor Company, a qual procurava um sistema de administração que pudesse coordenar a produção para eliminar ou reduzir osdesperdícios. O conceito do JIT se ampliou, e hoje é mais uma filosofia gerencial, que busca não apenas erradicar as perdas, mas também disponibilizar o produto ou serviço certo, no lugar correto e na hora precisa. Vale frisar que a “filosofia” inclui a importância da sintonia entre os setores.

A aplicação concisa do sistema JIT leva a organização a alavancar seus lucros, proveniente de redução decustos, redução de estoques, esforços contínuo na resolução de problema, melhoria contínua dos processos e dentre outros.

Cabe destacar que o JIT é muito mais uma filosofia que necessariamente uma técnica, considerando o ambiente sistêmico e as inter-relações dos subsistemas nele contidos, através de uma visão holística.

II. DESENVOLVIMENTO

A. Que são Just In Time e Operações EnxutasOperação enxuta significa adotar a política de acabar com todos os desperdícios de modo a criar um sistema rápido, confiável que produz produtos e serviços com alta qualidade e reduzindo os custos. O just in time visa produzir bens e serviços no tempo determinado sem formação estoque e, acima de tudo, satisfazer o cliente.



Camila Barbosa da Silveira é aluna graduando em Engenharia de Produção.(e-mail: camila_beckmann1@hotmail.com)
Elisângela Santos da Conceição é aluna graduando em Engenharia de Produção. (e-mail: elisangelasc12@hotmail.com)
Erick Santos Guimarães é aluno graduando em Engenharia de Produção. (e-mail: erickgui@gmail.com)
Vanira Schmitt Martinhago é aluna graduando em Engenharia de Produção. (e-mail: schmitt.vanira@gmail.com)
A ideia básica do JIT é bastante simples– reduzir drasticamente estoques de produtos em processo ao longo do sistema de produção. Dessa maneira, os produtos fluirão dos fornecedores para produção e para os clientes com um pouco ou nenhum atraso ou interrupções além da qualidade de tempo que gastaram para ser produzidos em centros de trabalho de manufatura. (GAITHER, FRAZIER, 2008)

Just in time é um sistema de administração da produçãoque determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes. O conceito desse sistema está relacionado ao de produção por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e posteriormente fabricá-lo ou montá-lo.

B. Filosofia Enxuta

Aabordagem filosófica “enxuta” aplica a ideia de fazer bem as tarefas simples, porém deve buscar a melhoria contínua em cada parte do processo. Existem três razões que norteiam a filosofia enxuta e, automaticamente, ajuda as técnicas de JIT: a eliminação de desperdício, o envolvimento dos funcionários na produção e o esforço de aprimoramento contínuo.

Os dois mecanismos utilizados no aperfeiçoamento doenxuto, onde tem como foco a eliminação do desperdício são conhecidos como “os setes tipos de desperdícios” e “os 5 S”. A Toyota identificou que a superprodução, tempo de espera, transporte, processo, estoque, movimentação e produtos defeituosos são pontos fundamentais a serem aprimorados para reduzir as perdas. Já o 5 S emprega a ideia do separe (seiri), organize (seiton), limpe (seiso),...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do Artigo JUST in time
  • Just in Time
  • Just in time
  • just in time
  • Just in time
  • Just in time
  • Just in time
  • Just in time

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!