arte literatura e cultura no Brasil

Páginas: 8 (1964 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
TRILHA SONORA

As trilhas sonoras cinematográficas marcam os filmes e são relembradas posteriormente como o tema da produção, tornando-se populares. Além disso, são responsáveis por entreter os espectadores e dar o tom das cenas.
Após muitos anos de cinema mudo, a trilha sonora passou a ser pensada para o cinema e entrou nas telonas. Além das falas das personagens, é preciso ter tambémmúsicas tema.
Com a inclusão do som, a narrativa cinematográfica se desenvolveu. Agora as canções contam a história do filme junto com as imagens. Essa junção que modela o “ambiente/clima” do filme e desperta emoções nos telespectadores. Desde os primórdios do cinema, a música já era utilizada com esse fim. Porém, só a partir do final da década de 20, graças aos avanços tecnológicos que facilitavam suamanipulação, é que ela passaria a ser realmente tida como um fator importante, quando os produtores começavam a utilizar trilhas feitas exclusivamente para a realização dos filmes. A trilha sonora era um dos elementos principais e podia determinar o sucesso comercial das produções.
O tempo passou e o papel da música no cinema foi ficando cada vez mais significativo. Hoje, é impossível falar sobrequalidade musical no cinema sem lembrar-se de alguns filmes.
No cinema, o papel principal da música é transmitir de forma mais realista para o espectador as emoções sentidas pelos personagens ou contidas numa determinada cena. Quando bem distribuída nas cenas e utilizada nos momentos certos, a trilha nos aproxima dos personagens a ponto de nos colocar muito próximos destes.
Como indústria, amídia também precisa da música como ferramenta de publicidade. Muitos filmes ganham fama antes mesmo de serem lançados simplesmente pelos espectadores saberem que “tal banda” tem participação na trilha sonora. É possível perceber essa forte influência da mídia na sociedade quando ouvimos as pessoas cantando nas ruas as músicas das novelas.
Tratando-nos de um musical, o critério “trilha sonora” fica,sem dúvida, mais influente. A mais nova versão de “Os Miseráveis”, com adaptações teatrais e cinematográficas da obra escrita pelo francês Victor Hugo em 1862 veio em gênero musical.
A trilha sonora do filme "Os Miseráveis" alcançou o primeiro lugar no ranking da Billboard 200 na época (parada que classifica os 200 álbuns mais vendidos durante a semana nos Estados Unidos) chegando a vender 92mil cópias em sete dias. Segundo dados da Nielsen SoundScan, desde "Jogos Vorazes" uma trilha de cinema não ocupava o topo da lista. A trilha de "Jogos Vorazes" foi lançada em 2012. Antes, as trilhas de "Hannah Montana: O Filme", de 2009, e de "Mamma Mia", de 2008, também haviam alcançado sucessos de vendas.
Após atingir o primeiro lugar da "Billboard" americana, a trilha sonora do longa metragemchegou ao topo da parada inglesa. A trilha seguiu por duas semanas como álbum mais vendido. Também ganhou o Oscar de melhor mixagem de som.
O musical possui versões dos clássicos que se tornaram as canções escritas por Claude-Michel Schonberg e Alain Boublil.
Claude-Michel Schonberg (nascido em 1944, na Inglaterra) é produtor musical, ator, cantor e compositor. Em 1978, ele dedicou a sua atençãopara os musicais, quando se juntou a Alain Boublil e conceberam a ideia para uma versão teatral musical de Os Miseráveis, de Victor Hugo.
Alain Boublil (nascido em 1941, na Tunísia) é um compositor de teatro musical, letrista. Se mudou pra Paris e começou sua carreira como editor e produtor.
A parceria de Boublil e Schonberg deu muito certo devido ao enorme vínculo que eles tinham, além deparceiros de trabalho eram muito amigos. Dentre os trabalhos feitos juntos de incluem: La Révolution Française (1973), Les Misérables (1980), Miss Saigon (1989), de Martin Guerre (1996), A Rainha Pirata (2006) e Marguerite (2008).
Herbert Kretzmer (nascido em 1925) é jornalista e letrista. Ele que foi responsável pela adaptação do musical para o idioma inglês.
A trilha sonora desse musical é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cultura brasileira , arte e literatura ,pré-modernismo e modernismo
  • Artes, História, Cultura dos afrodescendentes no Brasil e na Bahia
  • Literatura e cultura
  • Literatura e cultura
  • cultura e literatura
  • Literatura e Arte
  • Artes e literatura
  • a arte na literatura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!