A CADEIA PRODUTIVA DO LEITE: UMA ANÁLISE TÉCNICA A CADEIA ESTRUTURA E UM ESTUDO DE CASO SOBRE A REGIÃO PRODUTORA DO SUDOESTE DO PARANÁ (PR)

Páginas: 21 (5123 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014








A CADEIA PRODUTIVA DO LEITE: UMA ANÁLISE TÉCNICA A CADEIA ESTRUTURA E UM ESTUDO DE CASO SOBRE A REGIÃO PRODUTORA DO SUDOESTE DO PARANÁ (PR).
Disciplina: Desenvolvimento da Agricultura Brasileira




Bruno Lourenço
Cássio Hunger
Daniela Bagagli
Isabella Castillo
Ismane Desdoriers


Agosto 2014
Índice
I. Introdução 3
II. Características de análise da ProduçõesLeiteiras do Paraná 4
III. Caracterização Técnica e Sócio-Econômica da Cadeia 5
Perfil do produtor 7
IV. Infraestrutura nas Propriedades Leiteiras 8
Maquinário e Tecnologia Empregada 9
V. Cadeia Produtiva do Leite 11
VI. Instrução Normativa 51 12
Objetivos de sua implementação 14
1. Alcance 14
1.1. Objetivo 14
1.2. Âmbito de Aplicação 14
2. Descrição 15
2.1. Definições 15
VII. Associaçõese Cooperativas leiteiras do Sudoeste do Estado do Paraná. 18
VIII. Considerações Finais 20
IX. Bibliografia 20
















I. Introdução
Este estudo pretende analisar a transformação sofrida pela região sudoeste do Estado do Paraná em relação a produção de leite. Nas últimas duas décadas, as exigências em relação à qualidade e a produtividade leiteira aumentaram bastantena cadeia produtiva do leite. Os novos agentes, grandes indústrias agropecuárias, foram responsáveis pelo aumento da competitividade entre as diferentes regiões produtoras, já que o leite que antes era um produto de produção e consumo local se tornou um produto comercializado em escala nacional a partir dos avanços técnicos no processo de de produção e armazenagem do leite.
Segundo Milton Santos(1988), uma região, atualmente, deve ser definida, reconhecida, estudada e entendida a partir de sua organização social, política-econômica e cultural, que permitem a esta, de alguma maneira, se inserir na ordem econômica internacional. Então, devemos compreender como os produtores, Poder Público e as empresas hegemônicas se articulam na região sudoeste do Paraná com o objetivo de se tornarcompetitiva em âmbito nacional na cadeia de produção leiteira brasileira.
Segundo Santos (1988):
“O mundo encontra-se organizado em subespaços articulados dentro de uma lógica global. Não podemos mais falar de circuitos regionais de produção. Com a crescente especialização regional, [...] temos que falar de circuitos espaciais da produção. Estes seriam as diversas etapas pelas quais passaria umproduto, desde o começo do processo de produção até chegar ao consumo final.” (Santos, 1988, p. 18)
O desenvolvimento do trabalho ocorre no sentido de caracterizar a regiõa Sudoeste do Paraná como produtora de leite e analisar a região dentro do circuito espacial de produção, além de compreender qual a importância da região dentro da Cadeia Produtiva Leiteira.

II. Características de análise daProduções Leiteiras do Paraná

O primeiro, e mais importante, fator de análise das características e condições da produção de Leite, seja em qualquer Bacia Leiteira, é o fator Terra. Estudos mostram que a posse da terra é a condição primaria para o inicio e a entrada da produção de Leite; esses estudos mostraram também, que 86,4% dos produtores de Leite no Paraná, possuem parte ou total da terraem que é produzida o Leite; sendo, então, proprietários de terras, mas também, podendo ser arrendatários. A partir de dados e estudos – tabelas – de um levantamento feito em 2007, pelo - IPARDES – EMATER, analisamos também, que essa Terra, propriedade ou arrendada, são, geralmente, pequenas e médias propriedades, tendo até 50ha, sendo que esse tamanho – podendo variar – não é o tamanho totalutilizado somente pela produção leiteira, mas também, em alguns casos, dividindo espaço com outras produções, como Lavouras temporárias, na maioria dos casos no Paraná.
Sendo, então, um dos fatores primordiais para a produção de Leite, o Fator Terra, é de grande importância, também, saber como, de que forma, essas terras – no Paraná – são manejadas e utilizadas. Sabe-se que grande parte dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • UMA ANÁLISE SOBRE A CADEIA PRODUTIVA DO MILHO
  • Formação sociopolítica e técnica da cadeia produtiva do leite.
  • Apostila Cadeia Produtiva Do Leite
  • Cadeia produtiva do leite
  • Impacto ambiental sobre a cadeia produtiva do leite
  • cadeia produtiva do leite
  • Cadeia produtiva do leite
  • Perdas ao longo da cadeia produtiva de frango

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!