ARTE FUNEBRE

Páginas: 12 (2972 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE- UNINORTE
ARQUITETURA E URBANISMO






KAIO VINICIUS DOS SANTOS BRAGA







A ARTE FÚNEBRE












RIO BRANCO, AC
2013
KAIO VINICIUS DOS SANTOS BRAGA






A ARTE FÚNEBRE








Trabalho apresentado à disciplina de Estética e História da Arte I – EHA I, ministrada pelo Prof. Jorge Silveira como parte da N1RIO BRANCO, AC
2013



























sumario





















1. INTRODUÇÃO


Este trabalho tem como tema a arte fúnebre. Objetiva-se demonstrar a arte funerária como lugar de amplos sentidos, que compreende a visão de mundo, a cultura de uma determinada coletividade. Objetiva-se caracterizar a arte fúnebre não maiscomo um ornamento, mas sim como um lugar de expressão sociocultural que abriga uma memória coletiva






































2. Arte Fúnebre: uma expressão social
A arte fúnebre é uma forma de representação que está ligada à cosmovisão de determinado contexto histórico, ideológico, social e econômico, interpretando a vida e a morte. Há milharesde anos a arte segue evoluindo e ocupando um importantíssimo espaço na sociedade. Algumas representações da arte são indispensáveis (de acordo com QUEIROZ, José Francisco)
A arte tumular sempre foi considerada por muitos um adorno, sendo utilizada nos mausoléus das classes mais abastadas como objeto de decoração. Pode-se dizer, porém, que a arte tumular é mais do que um simples ornamento: elaabarca o imaginário coletivo de uma determinada sociedade, que por meio dos signos da morte retrata sua visão de mundo, sua cultura (de acordo com QUEIROZ, José Francisco).
A arte funerária corresponde a um memorial social, à medida que representa para as pessoas o conjunto de idéias pertencentes a uma determinada sociedade. Esse fenômeno, porém, se dá implicitamente: a arte tumular é o produto deuma expressão coletiva, realizada por meio dos sinais e da circunstância da morte. (de acordo com a Revista Super Interessante #274. P.46,47. Editora Abril. Janeiro de 2010.)
Este trabalho toma como exemplo três civilizações: Egípcia, Inca e Judaica.

2.1 A Arte Fúnebre Egípcia
Conforme consta na Enciclopédia Barsa (1998), quando se fala em Egito, o que mais se destaca na arte egípcia é defato a arquitetura, através da construção de templos de tamanhos monumentais. A primeira imagem que vem em mente é a imagem de uma pirâmide. As pirâmides eram túmulos para os faraós e tinham uma área de ocupação muito pequena, em relação ao tamanho do monumento.
No Egito antigo, a atividade plástica estava a serviço da religião, cujas características eram politeístas, crença na imortalidade daalma e Juízo Final. Eles acreditavam que após a morte a alma voltaria para habitar o corpo ou algo que lembrasse o morto. Por isso, desenhavam figuras nas paredes - das pirâmides para os faraós, dentro de casa, para os mais pobres. É o que se chama "arte tumular".
A escrita e a pintura estavam estreitamente vinculadas por sua função religiosa. As pinturas murais dos hipogeus e as pirâmides eramacompanhadas de textos e fórmulas mágicas dirigidas às divindades e aos mortos.Os antigos egípcios mantiveram um elaborado conjunto de costumes de sepultamentos que acreditavam serem necessários para garantir a imortalidade após a morte.
Estes costumes envolviam preservar o corpo por mumificação, realizando cerimônias fúnebres, e enterrando, junto com o corpo, o espólio que seria utilizado pelofalecido quando ressuscitasse; antes do Império Antigo os corpos eram enterrados em covas no deserto e, naturalmente, eram preservados por dessecação.
Após a V dinastia, a mumificação, privilégio exclusivo para as classes abastadas do Egito, tornou-se acessível para toda a população, mesmo que de forma variada. Durante o império novo, tornaram-se comuns os sarcófagos antropomórficos e, durante...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Culto funebre
  • Cerimônia Fúnebre
  • Guarda fúnebre
  • Guarda fúnebre
  • Guarda Funebre
  • Arte sem arte
  • Arte, e arte!
  • Artes de arte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!