arte de filosofar

Páginas: 5 (1213 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2013


A Dimensão Social e Humana da Arte

Trabalho realizado por:
Ana Póvoa nº1
André Viana nº 2
Carolina Martins nº7
Freddy Fernandes nº11
Mariana Passarinho nº23


Índice

Introdução................................................................................pag.3Arte, sociedade e cultura………………………………………..pag. 4
A arte e a transformação social tecnológica………………...pag.5
Osignificado metafísico e humano da arte………………….pag.8















Introdução

Com este trabalho pretendeu-se aprender o que é a arte e como se relaciona e influencia a sociedade e cultura humana em diferentes épocas e diferentes acontecimentos históricos, políticos, científicos e religiosos, assim como as opiniões de diferentes pensadores e filósofos a diferentes problemas.Arte, sociedade e cultura
Arte não é um conceito estável, é influenciada pelo que a rodeia, manifesta-se historicamente e socialmente, em constante mudança de acordo com a vida que o artista viveu, a época e a sociedade em que nasceu, do grupo social a que pertenceu. Não é imune às transformações políticas, económicas, religiosas e científicas que decorrem na sociedade. A arterepresenta a manifestação da individualidade e da vida pessoal do artista.
Uma obra é incompreensível se não for vista com os ideais que eram próprios da época e sociedade em que foi criada. A genialidade de um artista tem sempre a última palavra, mas as pessoas com poder e dinheiro podem ter a “penúltima palavra”, o que já aconteceu muitas vezes no passado. A qualidade de uma obra também écondicionada pelos acontecimentos mais recentes da sua época, históricos, políticos, religiosos, etc.











A arte e a transformação social tecnológica

Recentemente fala-se de “crise da arte” para descrever a situação atual das artes, durante o século XX o valor da arte caiu comparadamente ao que tinha nos séculos anteriores. Para muitos esta “crise da arte” significa que os valorese critérios de avaliação artísticos tornaram-se frágeis e indefinidos. A produção continua a aumentar, enquanto que a qualidade artística continua a decrescer. Existem dois grandes fatores que contribuem para o aparecimento desta crise, “Os movimentos vanguardistas no campo da arte” e “A influência na produção artística das inovações tecnológicas dos dois últimos séculos” segundo o senhorRodrigues.

“Os movimentos Vanguardistas no campo da Arte”
Os movimentos de vanguarda surgiram no início do século XX, reconhecem pela forte rejeição dos valores estéticos atuais e pelo gosto do puro experimentalismo.

“A Influência na Produção Artística das Inovações Tecnológicas dos dois últimos séculos”
Com a evolução tecnológica e científica foi possível produzir grandes quantidades de obras dearte. O gramo-fone e o gira-discos permitiram uma grande quantidade de pessoas desfrutar de peças musicais facilmente e tantas vezes quanto quisessem sem que fosse necessário sairem do conforto das suas casas. Semelhantemente obras da pintura podiam ser admiradas sem ser necessário ve-las diretamente. A partir desta época começou o fenómeno da “massificação” da arte, a arte distribui-se em bares,casas e outros lugares que começaram a fazer competição aos lugares tradicionais da experiência artística.
Um dos primeiros pensadores a propor uma mudança nesta nova era da arte foi o filósofo alemão Walter Benjamin. As novas mudanças tecnológicas implicaram mudanças de estatuto e condições nas obras de arte tradicionais e o modo de as contemplar. As obras das épocas anteriores à “massificação”tinham algo que era chamado de “aura”, ou seja, um tipo de presença espiritual que mostrava que as obras eram únicas e irrepetíveis. Quando se olhava para um quadro de um pintor famoso, vivia-se uma experiência única que só aquele quadro podia oferecer, porque aquele era realmente o único quadro que existia. A reprodução em massa da obra de arte faz com que se perca essa “aura”, porque...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A arte de filosofar
  • A arte de filosofar
  • A Arte De Filosofar Conduz A Pessoa Sensibilidade E Ao Entendimento
  • A ARTE DE FILOSOFAR CONDUZ A PESSOA SENSIBILIDADE E AO ENTENDIMENTO
  • Filosofar
  • filosofar
  • filosofar
  • Filosofar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!