Sobre o texto “Abalo filosófico e afins. Por uma Pedagogia da Admiração”, Jean Lauand

462 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
FIL047 - Seminário de Temas Filosóficos: Filosofia para Crianças
Kiara Vaz Martins
201266129A
Sobre o texto “Abalo filosófico e afins. Por uma Pedagogia da Admiração”, Jean Lauand

O texto de Jean Lauand fala sobre a relação entre o filosofar e o ensino na instituição pedagógica. Todo o texto é construído a partir das ideias do filósofo alemão Joseph Pieper. Primeiramente, explica que a estrutura da educação universitária é a mesma do filosofar, e esta, por sua vez, é a mesma da existência humana. O filosofar, segundo Pieper, exposto por Lauand, é “manter a tensão da indagação: ‘que é isto?”. A partir daí, o autor explica a relação intrínseca entre o filosofar e o mundo do trabalho e o cotidiano. O filosofar é algo que vai além do mundo do trabalho, mas de forma alguma o despreza e se desconecta dele. A admiração é o que suscita a questão filosófica. Esta encara a realidade do cotidiano por outro ângulo, que não o do próprio cotidiano, e por isso é uma importante característica do filosofar.
O autor aponta a relação da Filosofia e outras áreas em que os atos são semelhantes ao ato de filosofar, como a Arte. A semelhança está na percepção do incomum e não-diário no comum e cotidiano. A diferença está no modo em que cada um lida com isso. Nas artes, há a tentativa de fazer presente o que foi percebido através da figuração sensível. Na filosofia, o que se quer é “aprender a realidade em conceitos que não falam a imaginação”.
Sobre a relação com a instituição, Lauand conclui que o estudo torna-se mecânico e sem significado se não se basear na admiração com coisas comuns do cotidiano, que suscita o desejo pela descoberta, o ato de filosofar.
No mundo cotidiano, ignorar o significado das coisas é algo comum, uma vez que há tanto o que se fazer e deve-se sempre manter o ritmo para que tudo tenha um objetivo certo e que esse objetivo seja alcançado. No entanto, não é adequado pensar que

Relacionados

  • lógica
    136462 palavras | 546 páginas
  • 3111857
    136462 palavras | 546 páginas
  • Educação Inclusiva
    78661 palavras | 315 páginas